No final de julho e começo de agosto de 2018 eu fiz uma viagem de 15 dias para conhecer os Lençóis Maranhenses, Chapada das Mesas e o Jalapão. Confira aqui o roteiro de Lençóis Maranhenses, Chapada das Mesas e Jalapão, com dicas de transporte, hospedagem, passeios e mais.
Roteiro
Para saber mais sobre cada lugar clique no destino para o post de cada lugar.
27/07 – São Luís/Barreirinhas (MA)
28/07 – Barreirinhas – Lençóis Maranhenses (MA)
31/07 – São Luís (MA)
02/08 – Carolina – Chapada das Mesas (MA)
06/08 – Jalapão (TO)
10/08 – Palmas (TO)
Confira: Guia do Jalapão | Guia dos Lençóis Maranhenses | Guia da Chapada das Mesas
Vai viajar? Não esqueça de fazer um seguro viagem. Faça o seu seguro com o Seguros Promo.
Use o cupom CIAODORA5 para ter 5% de desconto
Transporte
Lençóis Maranhenses
Para chegar em São Luís eu fui de avião de São Paulo, para economizar eu comprei minhas passagens por milha. Sempre bom conferir se tem milhas para viajar, economizando assim dinheiro.
De São Luís para Barreirinhas eu fui de ônibus, comprei online anteriormente. A passagem custou 50 reais e a viagem durou quatro horas. Nos Lençóis Maranhenses todos os passeios são feitos com os guias credenciados, eles buscam no próprio hotel. Então todo o transporte por lá foi feito com guias nos passeios, já na cidade dava para andar a pé para os restaurantes.
CLIQUE AQUI E CONFIRA PASSAGENS DE ÔNIBUS NO CLICKBUS
Em São Luís fizemos todos os passeios usando o ônibus da cidade ou uber.
Chapada das Mesas
De São Luís para Carolina fomos de ônibus, a viagem dura mais de 10 horas, por isso preferi a viagem noturna, para não perder um dia de viagem e economizar também na hospedagem. Infelizmente não existe ônibus direto de São Luís para Carolina, então é necessário comprar uma passagem de São Luís até Imperatriz e de lá comprar uma passagem para Carolina. O trajeto SL > Império custa entre 115 a 135 reais e dura 10 horas a viagem, o trajeto Império > Carolina custa cerca de 36 reais e dura cerca de 3 horas a viagem. A empresa que faz a viagem para Carolina é a JR 4000.
CLIQUE AQUI PARA VER PASSAGENS DE ÔNIBUS NO CLICKBUS
Na Chapada das Mesas fizemos todos os passeios turísticos com um guia já que estávamos sem carro. Existe apenas um lugar que é necessário ir com guia, que são as cachoeiras do Prata e São Romão. Nos demais passeios da Chapada é possível ir de carro, mas é aconselhável um 4×4.
Jalapão
De Carolina para o Jalapão fomos de ônibus, a passagem custou 100 reais e durou cerca de 10 horas, pegamos um ônibus até Palmas e lá encontramos com o nosso guia. No Jalapão fizemos todos os passeios com o guia, é possível ir por conta própria, mas precisa de 4×4. Caso não tenha experiência com direção em trilha não recomendo ir dirigindo.
Na volta pegamos um avião em Palmas para São Paulo.
Hospedagem
Como a maioria dos destinos da viagem são cidades pequenas, as hospedagens são mais simples, então não encontrará um lugar 5 estrelas para se hospedar, por exemplo.
Para economizar escolhemos hostels para nos hospedar em Barreirinhas e São Luís, já em Carolina ficamos em uma camping, não precisava levar barraca pois tinham as próprias barracas e uma cabana. Em jalapão ficamos em uma pousada escolhida pelo guia.
Poder ficar nestes locais familiares foi um dos pontos altos da viagem, conhecer pessoas diferentes, escutar histórias e experiências diversas. Recomendo muito se hospedar nestes lugares menores e familiares para uma experiência mais rica na viagem.
Alimentação
Nos hostels e na pousada em que ficamos tinha café da manhã incluso. Em Barreirinhas para jantar iamos nos restaurantes no centrinho da cidade próximo ao rio, já no almoço alguns passeios tinham parada em restaurante.
No jalapão por estarmos com guia parávamos em restaurantes durante os passeios, vale lembrar que estes restaurantes todos são simples, já que alguns ficam na casa do pessoal da região.
Em Carolina por estarmos em um camping isolado, no meio do mato, fizemos uma parada no supermercado para comprar comida para café da manhã e janta. Durante os passeios sempre tinha algum lugar para almoçar.
Fazer solo ou fechar pacote?
Para todos os destinos você encontrará vários pacotes de diversas agências, mas o melhor é ir pesquisando e ver os preços.
Para Barreirinhas achei que valeu mais a pena ir por conta própria e quando estiver lá comprar os passeios. Fechava os passeios com a dona do hostel em que fiquei. Dessa forma saiu bem mais em conta do que se tivesse fechado um pacote.
Para Chapada das Mesas e Jalapão depende se estiver de carro e principalmente se souber dirigir em trilhas. Nesses lugares é preciso ter um 4×4 para ir até as atrações. Portanto sempre bom conferir antes o que sairia mais barato, alugar um carro ou fechar com um guia. No meu caso, como eu estava só com mais um amigo e nenhum dos dois tinha experiência de dirigir em trilhas, assim achamos melhor ir com o guia. Assim não teria nenhum problema na viagem.
Recomendações
Em Barreirinhas fiquei no Hostel Em Boas Mãos, a dona do hostel foi um anjo, nos ajudou com todos os passeios. Recomendo se hospedar no hostel dela.
Na Chapada das Mesas ficamos no Camping Refúgio do Raiz e foi uma experiência incrível, poder dormir no meio da mata, ver o céu estrelado a noite e acordar com uma vista espetacular. Além de que os donos foram super receptíveis e nos ajudaram a encontrar um guia. O guia que fomos aos passeios na Chapada foi o ZecaTur (@josecarloszecatur), ele nos ajudou em toda a viagem, mesmo não tendo o carro cheio, já que não era alta temporada, ele nos levou nas atrações. Recomendo fechar com o Zeca para passeios na Chapada.
No Jalapão fiz os passeios com o guia o Bob (@Jalabob), ele também nos ajudou bastante durante a viagem, foi super atencioso. Sabe direito os horários bons para cada fervedouro para conseguir estar lá sem outros grupos. Portanto recomendo fechar pacote com ele.
O que não deixar de ver
Lençóis Maranhenses
Nos Lençóis Maranhenses a Lagoa Tropical foi a lagoa mais bonita que visitei, confira se ela está no passeio. Assistir o pôr do sol da Lagoa Bonita é algo que principalmente precisa estar nos planos quando visitar os Lençóis.
Mas o melhor passeio foi a trilha que fizemos da Lagoa Azul até a Lagoa Bonita, foram mais de 13km de caminhada, mesmo sendo sedentária e asmática eu consegui fazer a trilha, foi a coisa mais linda que já vivenciei. Só não recomendaria para quem tenha algum problema de joelho, ou problemas mais sérios de saúde. Fiz o passeio da trilha com o pessoal do hostel, quem tiver interesse entre em contato com eles para fazer a trilha, já que ela não está inclusa em passeios de agências.
Chapada das Mesas
O lugar mais bonito que visitei na chapada das mesas foi o Encanto Azul, a cor da água é algo inacreditável, infelizmente em alta temporada fica muito cheio, portanto é difícil de aproveitar por muito tempo. Mas não pode faltar na viagem até a chapada.
Jalapão
O mais famoso do Jalapão são os fervedouros, por ser algo diferente e ser um dos únicos locais que se encontram. O mais bonito que visitei foi o da Bela Vista, lá possui um passeio noturno. Infelizmente não consegui ir pois precisa estar hospedado na pousada deles, caso tenha oportunidade recomendaria fazer o passeio noturno.
A cachoeira da Formiga é outro passeio que é indispensável para quando for visitar o Jalapão. Recomendo ir antes do horário do almoço para assim tentar aproveitar o local com menos gente possível.
Se você gostou do conteúdo deste Roteiro dos Lençóis Maranhenses, Chapada das Mesas e Jalapão, não se esqueça de conferir os outros guias da viagem, além de comentar e se inscrever no newsletter.
PARA SUA VIAGEM
ESTÁ PLANEJANDO UMA VIAGEM?
Confira os links a seguir para ajudar na sua viagem.
Faça a sua reserva para os seguintes serviços:
🆘 SEGURO VIAGEM: Real Seguro e Seguros Promo
🏢 HOSPEDAGEM: Booking, Holmy e HostelWorld
🎫 PASSEIOS/INGRESSOS: GetYourGuide e Civitatis
🚍 PASSAGENS DE ÔNIBUS/TREM/AVIÃO: FlixBus e OMIO
🚗 ALUGUEL DE CARROS: RentCars e RentalCars
💳 DINHEIRO – CARTÃO INTERNACIONAL: Wise
📱 CHIP DE CELULAR: AirAlo
PS: Sabia que se você fechar uma reserva com um dos links aqui do Ciao Dora você ajuda o blog? Para que assim possa criar ainda mais conteúdo para vocês.
23 Comments
Lucio Costa Junior
29 de março de 2019 at 10:20Quantos lugares lindos. Sempre quis muito conhecer os Lençóis Maranhenses e o Jalapão. Agora, incluí na lista também a Serra da Mesa. Adorei o post e as muitas dicas de viagem!
ciao.dora
29 de março de 2019 at 15:07Que bom que gostou!! Os três destinos são incríveis, tenho certeza que vai adorar quando for visitar!
Juliana
29 de março de 2019 at 19:36Que roteiro mais incrível você fez. Só consegui conhecer o Jalapão até agora mas estou super inspirada pelo seu post para conhecer os outros destinos. Achei as informações tão completinhas… muito obrigada!
Vanessa
30 de março de 2019 at 12:27Eu sempre digo que preciso de mais tempo de férias para conhecer este nosso país de cabo a rabo! Quanta maravilha, meu Deus! Belíssimo post. <3
ciao.dora
1 de abril de 2019 at 14:30Brasil é cheio de maravilhas, também quero poder conhecer mais!
Rafaela Mourão
30 de março de 2019 at 13:24Amei demais esses lugares, visitamos em viagens diferentes, mas amei o arranjo que vocês fizeram dos dias. Fomos de carro e eu estou doida pra voltar de avião e estava pensando em como fazer isso. Com o seu relato já tenho uma super ajuda do trajeto!! Obrigada e Parabéns!!
Débora
31 de março de 2019 at 18:09Que demais seu roteiro! fez 3 lugares que estou doida pra conhecer de uma vez só! vou guardar como uma super possibilidade para mim tb, adorei!
ciao.dora
1 de abril de 2019 at 14:07Que bom que gostou!!
Paula Gabi
2 de abril de 2019 at 10:00Nossa adorei a ideia do roteiro Dora, nunca pensei em fazer os 3 lugares em uma mesma viagem! E mesmo com o perrengue de 10 horas de ônibus eu acho que vale a pena! Não sei qual dos lugares é mais lindo e poder conviver com os locais, comer nos restaurantes simples das cidades e ouvir várias histórias realmente faz toda a diferença! Adorei
ciao.dora
2 de abril de 2019 at 13:48Difícil escolher o mais bonito mesmo!! Também acho, conviver com locais, escutar suas histórias, faz toda a diferença.
Maiara Barbosa
2 de abril de 2019 at 11:09Essa viagem me atiçou demais! Daqui duas semanas tô indo para os Lençóis e a Chapada das Mesas. Agora fiquei com vontade de conhecer o Jalapão também =)
ciao.dora
2 de abril de 2019 at 13:47Ai que delícia!! Você vai amar todos os lugares!!
Aline
4 de abril de 2019 at 11:06Que demais esse roteiro! Jalapao se tornou um sonhooooo e esse encanto azul da chapada das mesas? Nem parece real 💙💙
ciao.dora
4 de abril de 2019 at 11:14Que bom que gostou!! Sim o Encanto Azul é surreal!!
Jessica Lopes
4 de abril de 2019 at 13:16Eu amei suas fotos, todas as dicas e quero muiito ir lá conhecer! Vou usar seu post como referencia quando for!
Fernanda
17 de maio de 2019 at 22:17Pensando seriamente em passar o aniversário lá 🙄
ciao.dora
18 de maio de 2019 at 14:29Amo!!!! É um lugar lindo demais
Sheila Buss
5 de agosto de 2019 at 16:04Olá!! Lindo o roteiro!
Você tem a planilha de gastos?
ciao.dora
5 de agosto de 2019 at 18:24Olá, nos posts dos Lençóis Maranhenses e da Chapada das Mesas possui uma lista de gastos no final do post.
Giselle
23 de outubro de 2019 at 01:12OI Dora, que roteiro maravilhoso.
Estou pensando em fazer só que ao contrário, do Jalapão aos Lençois. Acha que é tranquilo de transporte pra pular a Chapada?
Beijos e obrigada 🙂
ciao.dora
23 de outubro de 2019 at 10:42Oi, que bom que gostou.
Vai adorar a viagem!!
E tranquilo pular a Chapada, muita gente faz só Jalapão e Lençóis no roteiro mesmo. É possível pegar um vôo de Palmas para São Luís.
Raissa
5 de janeiro de 2020 at 17:01Eu amei o post… vc se importaria em dizer o custo total dessa viagem? Os valores de pacotes são incrivelmente altos! Adorei as dicas de como economizar! Bjsss.
Fabiano
2 de março de 2021 at 00:50Só conheceu esses pontos do Jalapão,não foi a Serra do Espírito Santo ou a Mateiros?Conheci em 2014,o melhor ano da minha vida particular até hoje, guardo Grande carinho por lá.