15 em Brasil/ Maranhão

O que fazer nos Lençóis Maranhenses – Guia com dicas + roteiro

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um dos destinos mais lindos do Brasil, no nordeste de Maranhão, uma área de 156.584 hectares de dunas e lagoas belíssimas. Neste pequeno guia dos Lençóis Maranhenses eventualmente mostrarei dicas para conhecer da melhor forma possível o parque.

Neste Guia dos Lençóis Maranhenses você verá tópicos de Onde Ficar, Quando ir, Como chegar nos Lençóis Maranhenses, Passeios, Roteiro e Gastos.


CONFIRA O POST COM ROTEIRO DE LENÇÓIS MARANHENSES + CHAPADA DAS MESAS + JALAPÃO


✦ Onde ficar nos Lençóis Manhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses fica próximo de três principais cidades, Barreirinhas, Santo Amaro e Atins.

Barreirinhas

A maior cidade e mais conhecida entre as três, com mais opções de hotéis e restaurantes. Portanto esse seria o ponto positivo de se hospedar na cidade. Existem várias agências na cidade facilitando o turismo para o parque. Quando fui fiquei hospedada no Hostel Em Boas Mãos e gostei muito de lá.

  • Confira opções de hospedagem em Barreirinhas:

Santo Amaro

Fica bem próximo do Parque dos Lençóis Maranhenses, algumas lagoas são possíveis de visitar sem carro. Porém possui menos opções de hospedagens e restaurantes. Além de ficar mais longe das lagoas mais conhecidas como a Lagoa Bonita e a Lagoa Azul. O ponto positivo é que tem menos turistas do que se for por Barreirinhas.

  • Confira opções de hospedagem em Santo Amaro:

Atins

O local mais simples próximo ao Parque, para quem quiser fazer uma viagem mais tranquila e conhecer melhor a vida local. Atins é um ótimo lugar para quem pratica kitesurf, se quiser aprender o esporte também é possível no local. Nesse local se encontra as melhores hospedagens, muitas com vista para o mar. Mas por isso, algumas hospedagens podem ser mais caras.

  • Confira opções de hospedagem em Atins:

✦ Quando ir para os Lençóis Maranhenses

A melhor época para visitar os Lençóis é entre maio e julho, em que as lagoas estão mais cheias. Porém em julho é muito cheio, por ser alta temporada. Entre agosto e setembro ainda é possível ver as lagoas, elas começam a secar porém ainda podem ser aproveitadas.



✦ Como chegar nos Lençóis Maranhenses

O Trajeto principal é feito de São Luís até Barreirinhas. É possível ir de São Luís para as cidades de van, ônibus ou carro.

Se você estiver vindo de outro estado para o Maranhão, não é aconselhável alugal um carro se for apenas aos Lençóis. Já que no parque só pode entrar guia credenciado e as cidades são pequenas, então o carro ficará parado a viagem toda, não vale a pena.

Van

Para quem estiver viajando em grupos é possível alugar uma van até a cidade for se hospedar, assim também fica mais em conta dividindo o valor da van. Se fechar pacote de viagem dependendo da empresa o transporte para a cidade já está incluso.

Ônibus

Outra meio de transporte é o ônibus, custa cerca de 50 reais e demora 4 horas. Para quem estiver em poucas pessoas essa é então a melhor escolha para economizar.

CLIQUE AQUI E CONFIRA PASSAGENS DE ÔNIBUS NO CLICKBUS


O que fazer nos Lençóis Maranhenses

O Parque dos Lençóis Maranhenses é enorme, existem milhares de lagoas e dunas, porém só algumas fazem parte dos passeios turísticos. Vale lembrar que só pode entrar no parque os guias credenciados, então só poderá entrar no parque com guias.

O que fazer em Barreirinhas

Lagoas

– Lagoa Bonita

A lagoa mais conhecida, as dunas ao seu redor são enormes por isso assistir o pôr do sol desta lagoa é incrível, a paisagem é linda. Para chegar na lagoa existe uma subida enorme, porém existe uma corda para ajudar aqueles que tem mais dificuldade (até os que não tem ajuda muito haha).

Pôr do sol na Lagoa Bonita

– Lagoa Azul

A Lagoa Azul é a segunda mais conhecida do parque, um dos circuitos mais famosos leva o seu nome. Antes de chegar na Azul você passa por duas outras lagoas a Lagoa da Esmeralda e Lagoa da Preguiça. Aconselho fazer o passeio Lagoa Azul e Lagoa Bonita no mesmo dia. Porém deixando a Bonita depois para assim conseguir ver o pôr do sol.

– Lagoa Tropical

Para mim a lagoa mais bonita que existe nos Lençóis, a sua cor é diferente. Ela fica mais afastada da Bonita e da Lagoa Azul. Faz parte do circuito de Atins, por isso aconselho fazer este circuito.

Lagoa Tropical

– Lagoa das Sete Mulheres

Fica próxima ao mar de Atins, geralmente está inclusa no circuito de Atins. Como fica longe das lagoas principais então fica mais vazia.

Lagoa das Sete Mulheres

Sobrevoo do Parque

Um dos passeios mais lindos, poder ver toda a imensidão do parque pelo ar. Porém é o passeio mais caro, custa 360 reais. A experiência deve ser incrível, se tiver interesse de fazer o passeio é melhor já se programar com este gasto extra.

Rio Preguiças

O Rio que passa pela cidade de Barreirinhas, para alguns passeios o transporte é feito por barco pelo rio. Além disso, é possível fazer o passeio de descer o rio de boia, super tranquilo e divertido.

Rio Preguiças

Mar de Atins

O passeio para o Mar de Atins geralmente está incluso no circuito de Atins (Lagoa Tropical e Mar de Atins). O mais incrível deste passeio é a imensidão do lugar, o mar que parece não ter fim de um lado, e do outro o deserto do parque, por consequencia sem ter uma barraquinha ou casa, apenas os carros dos guias e a natureza, muito lindo.

Imensidão do Mar de Atins

Farol Preguiças

O Farol Preguiças fica no povoado de Mandacaru, faz parte do circuito do Rio Preguiças (Vassouras, Farol Preguiças e Caburé). A entrada para o Farol é gratuita e é possível ter uma vista dos pequenos lençóis e também do rio. ATENÇÃO: Para quem tiver claustrofobia ou medo de alturas é bom ficar atento com o local.

Farol Preguiças

Caburé

O Último destino do circuito do Rio Preguiças, o maior atrativo da praia de Caburé é poder ver o encontro do rio com o mar. Outro ótimo atrativo também é alugar um quadriciclo e andar pela imensidão da praia, super recomendo.

Uma dica para economizar na alimentação: os guias deixam o barco em um lugar próximo de vários restaurantes, porém se você caminhar pela praia encontrará algumas barracas de locais, que geralmente sai mais barato o prato. Além que você pode fazer o pedido e ficar tranquilo no mar esperando a comida ficar pronta.

Rio Preguiças – Caburé

Trekking

Um dos passeios mais legais dos Lençóis porém não é o mais comum. É possível fazer o trekking de algumas horas com guias locais, eu fiz o passeio saindo da Lagoa Azul até a Lagoa Bonita. Foi o melhor passeio de toda a viagem. Foram 5 horas e andei 13km pelo Parque, a imensidão é exuberante, além de passar por várias lagoas diferentes sem ter ninguém. (Contato para o passeio: Hostel Em Boas Mãos.)

Trekking pelos Lençóis Maranhenses

Outro passeio de trekking é a caminhada de 4 dias pelo parque, as caminhadas são feitas geralmente de noite e se acampa dentro do parque, ou seja, é uma experiência única.

✦ Lembrete

Vale lembrar que não é bom entrar nas lagoas dos lençóis usando protetor solar, bronzeador ou repelente. Dentro das lagoas existem peixes e o uso destes produtos pode levar a morte dos animais, atrapalhando o meio ambiente. Portanto passe o protetor antes de sair do hotel. Não passe protetor e muito menos bronzeador quando já estiver no parque entrando nas lagoas.

O que fazer em Santo Amaro

Diferente de Barreirinhas, em Santo Amaro as principais atrações são conhecer as lagoas que ficam próximas da cidade. O que atrai muitos turistas para Santo Amaro é que as lagoas são mais vazias do que as dos passeios de Barreirinhas. Ou seja, os passeios são mais tranquilos e você poderá ter lagoas apenas para você. Sendo assim, a opção para quem quer uma viagem mais tranquila e sem muitos grupos de turistas.

Algumas das Lagoas em Santo Amaro são:

  • Andorinhas
  • Gaivota
  • Emendadas

O que fazer em Atins

Existem outras atrações em Atins além dos passeios que já foram citados que saem de Barreirinhas mas ficam em Atins (como o Mar de Atins e a Lagoa Tropical). Atins é muito famoso para a prática de kitesuf e windsurf, caso não tenha experiência é possível fazer aulas no local. Além disso, é um lugar mais calmo mas com ótimas opções de hospedagem.

Se você gostou deste Guia dos Lençóis Maranhenses então não se esqueça de conferir o post do Roteiro de Lençóis Maranhenses, Chapada das Mesas e Jalapão.



✦ Meu Roteiro de 4/5 dias nos Lençóis Maranhenses

Quando estava pesquisando sobre os Lençóis para planejar a minha viagem vi muito pacotes de empresas, mas achei os preços todos muito altos. Decidimos fechar todos os passeios quando estivéssemos lá, o que foi uma ótima escolha, já que conseguimos fazer vários passeios em menos dias do que sugerido pelas agências e saiu mais barato.

Dia 1 | São Luís – Barreirinhas

Viajei de São Paulo até São Luís. Fui de ônibus até Barreirinhas, a passagem foi de 50 reais. Assim que cheguei em Barreirinhas a dona do hostel foi nos buscar de táxi na parada do ônibus. Porém nem seria necessário, já que a cidade é bem pequena e o hostel era próximo à parada.

Antes de irmos estávamos com medo por não saber se seria seguro andar de noite, mas a cidade é super segura.

Fiquei hospedada no Hostel Em Boas Mãos, uma das melhores escolhas que fizemos na viagem. Já que a dona do hostel era uma graça e nos ajudou em toda a viagem.

Dia 2 | Atins – Lagoa Tropical e Mar de Atins

No primeiro dia fomos no passeio que tinha lugar vago, os “carros” te buscam em frente do hostel. O preço do circuito de Atins é de 110 reais por pessoa.

O primeiro lugar que visitamos foi a Lagoa Tropical, a lagoa mais bonita que visitamos, a cor da sua água é um azul esverdeado deslumbrante. Quando chegamos lá tinha algumas pessoas mas não estava lotada, foi possível aproveitar bastante.

Lagoa Tropical

Depois seguimos até o Mar de Atins, mas só o caminho entre as atrações já vale o passeio. São paisagens estonteantes, além do próprio carro que pula e se mexe bastante. Dessa forma o passeio se torna uma grande aventura.

Vista durante o passeio (no carro)

Antes de visitar o Mar paramos para comer em um restaurante próximo, por estar no meio do parque, longe das cidades, eventualmente não existem muitos restaurantes pelo parque. Mas os guias nos levam no restaurante que conhecem e que sejam próximos.

O Mar de Atins é algo surpreendente, de um lado possui um mar que não parece ter fim e o do outro um deserto interminável. É uma vastidão incrível, surpreendentemente este ponto não possui muitos grupos.

Mar de Atins

O último lugar que visitamos neste dia foi a Lagoa das sete mulheres. Como já estava mais tarde, a água já estava um pouco mais fria, mas dava para aproveitar. Venta-se muito nas dunas, então as suas coisas vão ficar cheia de areia.

Depois que voltarmos no hostel fomos jantar na cidade, perto do rio existem alguns restaurantes. Os pratos locais possuem bastante frutos do mar, porém como sou vegetariana comi uma pizza em um dos restaurantes.

DIA 3 | Lagoa Azul, Lagoa Bonita e trilha pelos Lençóis

Neste dia fui visitar as duas lagoas mais famosas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O melhor seria fazer as duas no mesmo dia, indo primeiro na Azul e posteriormente na Bonita para poder ver o pôr do sol de lá.

Fui primeiro com o grupo de excursão de carro até a Lagoa Azul, ali nesta parada você passa antes pelas Lagoas da Esmeralda e da Preguiça, depois então chega na terceira que é a Lagoa Azul. O Preço do circuito da Lagoa Azul é de 70 reais por pessoa.

Lagoa da Esmeralda

Essas lagoas são lindas, existe uma subida um pouco maior para chegar nelas, porém vale a pena e tinham pessoas de todas as idades aproveitando.

Trilha pelos Lençóis

Após a Lagoa Azul fui com um guia fazer uma trilha pelos lençóis, essa foi uma das melhores experiências da minha vida e sendo assim o ponto alto de toda a viagem.

O guia que nos levou era do hostel em que eu estava hospedada, ele é morador local e conhece muito bem o parque já que faz o passeio quase todo dia. Para quem tiver interesse entre em contato com o pessoal do hostel: Hostel Em Boas Mãos.

Ficamos cerca de 5 horas andando por 13km entre dunas incríveis e vazias. A imensidão do parque parece ser algo mágico. Pode parecer algo super cansativo e impossível, mas mesmo tendo asma e sendo sedentária, consegui concluir a trilha. Vimos várias lagoas diferentes, vegetações e animais. Vale muito a pena fazer a trilha.

Por fim depois da trilha chegamos na Lagoa Bonita, essa lagoa estava com bastante gente. Durante a trilha pudemos ver um pouco do pôr do sol sozinhos nas dunas com umas vistas incríveis. Mas na Lagoa Bonita a vista do pôr do sol também é maravilhosa. O preço do circuito da Lagoa Bonita é de 70 reais por pessoa.

DIA 4 | Rio Preguiças, Vassoura, Praia de Caburé

No meu último dia conhecendo o Parque nacional dos Lençóis Maranhenses, fiz o passeio do Rio Preguiças. O passeio é feito principalmente por barco, é super legal já que as vistas do passeio são incríveis. O preço do circuito de Caburé é de 80 reais por pessoa.

O primeiro ponto do passeio é Vassouras, uma área dos pequenos lençóis, onde você pode aproveitar uma das lagoas, mas a cor da areia e da água são bem diferentes dos grandes lençóis.

Pequenos Lençóis em Vassouras

Outro atrativo do lugar é ver os macacos. Não gostei muito de como era o lugar, os animais pareciam assustados, além que vi um cara batendo no macaco para não atrapalhar os turistas, portanto por mim não faria parte do passeio. Sempre bom lembrar que os animais estão no seu habitat, é péssimo ver uma multidão de pessoas ao redor dos macacos com as câmeras na cara do bicho, o que deixou eles assustados.

A segunda parada do passeio é o Farol Preguiças, a entrada é gratuita, não são muitas escadas, mas admito que esperava um pouco mais da vista.

Vista do Farol

Praia de Caburé

A terceira parado é a Praia de Caburé, em que você pode ver o encontro do mar e do rio. Nessa parada eles deixam os turistas perto dos restaurantes. Uma dica que pegamos com locais é de andar pela praia, e procurar alguma barraca por lá, pois terá algumas barracas que será mais barato do que nos restaurantes.

Praia de Caburé

O mais legal do passeio foi andar de quadriciclo na praia, vale super a pena, já que a experiência é incrível. Custou 60 reais 30 minutos de passeio.

Andando de quadriciclo pela Praia de Caburé

DIA 5 | Barreirinhas – São Luís

Sai de manhã de Bairreirinhas e cheguei em São Luís no horário de almoço. Dessa forma aproveitei para conhecer um pouco a cidade e fiquei encantada. Se for até Maranhão para conhecer os Lençóis faça uma passada em São Luís para assim conhecer o seu centro histórico.

✦ Gastos

A intenção de mostrar os gastos da viagem é para assim comparar uma viagem solo. Assim como descobrir no local o que fazer, quais os passeios, e como também ficando em hostel, diferente do que ir com pacote fechado pago antes. Portanto é possível economizar bastante na viagem para os Lençóis.

  • Acomodação (5 dias): 160 reais
  • Alimentação (5 dias): 117 reais
  • Passeios: 444 reais
  • Transporte (São Luís/Barreirinhas – ida e volta): 106 reais
  • Total = 827 reais

Vale lembrar que estes preços são de julho/agosto de 2018, portanto podem ter sofrido alguma alteração.

✦ Vídeo


Se você gostou deste Guia dos Lençóis Maranhenses não se esqueça de conferir os outros roteiros do blog, comente e se inscreva no newsletter.


Salve este post no Pinterest!



PARA SUA VIAGEM

ESTÁ PLANEJANDO UMA VIAGEM?
Confira os links a seguir para ajudar na sua viagem.
Faça a sua reserva para os seguintes serviços:

🆘 SEGURO VIAGEM: Real Seguro e Seguros Promo
🏢 HOSPEDAGEM: Booking, Holmy e HostelWorld
🎫 PASSEIOS/INGRESSOS: GetYourGuide e Civitatis
🚍 PASSAGENS DE ÔNIBUS/TREM/AVIÃO: FlixBus e OMIO
🚗 ALUGUEL DE CARROS: RentCars e RentalCars
💳 DINHEIRO – CARTÃO INTERNACIONAL: Wise
📱 CHIP DE CELULAR: AirAlo

PS: Sabia que se você fechar uma reserva com um dos links aqui do Ciao Dora você ajuda o blog? Para que assim possa criar ainda mais conteúdo para vocês.

Para você ler também

15 Comments

  • Reply
    Patricia
    11 de abril de 2019 at 21:33

    Que lugar incrível !!! É tanta beleza que fica impossível não se apaixonar.

  • Reply
    CINTIA VAZ CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
    12 de abril de 2019 at 00:18

    Amei a matéria, as fotos, e adoraria conhecer os Lençois! Quase fui, mas na época os lençois estavam secos e optei por Jeri.
    Agora preciso voltar para os 2 lugares heheheheh

    Beijos!

    • Reply
      ciao.dora
      12 de abril de 2019 at 11:40

      Bom que gostou!! Você vai adorar conhecer os Lençóis!

  • Reply
    Vanessa
    13 de abril de 2019 at 16:28

    Ainda não conheço o Maranhão, mas é claro que vou querer conhecer Lençois quando for, ainda mais depois de ler o seu post. Lindo demais!

  • Reply
    Juliana
    14 de abril de 2019 at 14:58

    Adorei que colocou os preços ali no final, eu pensava que seria bem mais caro, acredita? Aliás, seu post está realmente completo, parabéns!

    • Reply
      ciao.dora
      14 de abril de 2019 at 15:51

      Muito obrigada! Essa era a intensão, pois vejo em muitos lugares os preços altíssimos, queria mostrar que é possível conhecer os Lençóis gastando menos.

  • Reply
    ANA LIGIA
    14 de abril de 2019 at 15:03

    Gente! Eu sou louca pra conhecer esse lugar!! Obrigada pela descrição de custos retalhados, me encorajou!!

    • Reply
      ciao.dora
      14 de abril de 2019 at 15:51

      Você vai amar conhecer, foi um dos lugares mais lindos que já visitei, é encantador.

  • Reply
    Rafaela
    14 de abril de 2019 at 15:59

    Amei demais seu relato! Os Lençóis realmente são sensacionais! Conhecemos em 2014 e, como fomos de carro 4×4 nos hospedamos um pouco em Barreirinhas e o resto dos dias em Santo Amaro. Foi top pq conseguimos fazer muitos passeios com o nosso carro…

    • Reply
      ciao.dora
      14 de abril de 2019 at 16:00

      Que delícia! Quero muito voltar e conhecer mais de Santo Amaro.

      • Reply
        allison
        23 de abril de 2019 at 17:27

        Antigamente podia ir com seu carro 4×4 para os Lençóis na cidade de Santo Amaro, agora está proibido. Só vai carro de empresa credenciada ou quadriciclo também de empresas. Achei bem legal, pois evita o alto fluxo de carro nas dunas.

        • Reply
          ciao.dora
          23 de abril de 2019 at 17:56

          Também acho melhor ter uma empresa credenciada, ter os guias locais, para conservar melhor o parque.

  • Reply
    Allison
    23 de abril de 2019 at 17:24

    Conheci o parque tanto por Barreirinhas quanto por Santo Amaro.
    Apesar de Santo ter a estrutura bem mais simples que Barreirinhas eu já preferi lá.
    Para se chegar nas dunas é mais rápido, pois a cidade já é praticamente dentro do parque.
    Tem um rancho dentro do parque, Rancho Cajueiro, você acorda e dorme dentro das dunas. É um espetáculo!
    Sabia que 2019 está chovendo acima da média no MA ?
    Em Atins chegou a formar uma cachoeira de nome “cachoeira do bonzinho”, não é que nem as cachoeiras do sul do estado que tem 70 metros, mas eu achei super interessante, pois não sabia que se formava uma quase no litoral.
    Os preços em Santo Amaro é quase igual. Passeio para 3 lagoas por 60 reais. Tem o passeio também para Betânia (não cheguei a ir, mas vi fotos lindas de lá).
    O ruim de Santo Amaro é que a ponte até a cidade ainda não está pronta, então você tem que deixar seu carro em um estacionamento da prefeitura (de graça) ou em privados , ou ir de van saindo de São Luis por 60 reais pela Miratur e depois atravessar o rio em Toyotas por 5 ou 10 reais, mas para quem gosta de aventura isso nem chega a incomodar.

    Recentemente o GOV MA inaugurou uma MA que vai de Barreirinhas sentido litoral do PI. Eu não conheço, mas pegando essa MA você passa por dentro dos Pequenos Lençóis. Em Tutoia/MA também tem passeios lindos nas dunas, uma é Praia do Arpoador. Um dia irei lá conhecer.

    • Reply
      ciao.dora
      23 de abril de 2019 at 17:56

      Muito legal as informações, não conheci a parte de Santo Amaro, ficou para a próxima. Espero que a ponte para a cidade fique pronta logo, lembro que o acesso era mais difícil para lá do que Barreirinhas.

  • Reply
    Sebastião Santos Silva da Bahia
    8 de março de 2021 at 14:16

    OS LENÇÓIS MARANHENSES

    O Brasil é bonito demais,
    encanta o mundo inteiro!
    Cada canto tem seu encanto,
    da natureza e do brasileiro.

    Os Lençóis Maranhenses
    são únicos em todo o mundo!
    Sua duna é branca como neve,
    lembrando o polo por segundo.

    Esse deserto é bem peculiar,
    é o único salpicado de lagoa
    com água azul ou esverdeada,
    pra adentrar sem uso de canoa.

    É uma paisagem deslumbrante,
    ao ver tanta água doce feito mel
    e maretas de areia como açúcar,
    nesse paraíso criado com pincel.

    Autor: Sebastião Santos Silva da Bahia

  • Leave a Reply