0 em Bahia/ Brasil

O que fazer na Chapada Diamantina

chapada diamantina

A Chapada Diamantina é um parque nacional administrado pelo ICMBio que foi criado em 1985. Possui cerca de 152 mil hectares e é rico em diversidade de fauna e flora. Veja neste post todas as dicas para conhecer a Chapada Diamantina.

Com diversos biomas em um único lugar o que não falta é variedade de fauna e flora para admirar. Com alguns dos mirantes e cachoeiras mais bonitos do Brasil, se torna um lugar encantador para conhecer.



Como Chegar na Chapada Diamantina

A forma mais utilizada para chegar é saindo de Salvador até a cidade de Lençóis. São 450km de estrada que você pode ir de ônibus, carro alugado ou transfer. 

CLIQUE AQUI PARA ALUGAR UM CARRO PARA A SUA VIAGEM.

É possível alugar um carro em Salvador e ir até a Chapada Diamantina e por lá fazer os passeios de carro, por conta própria. Mas dependendo da época, se tiver chuva, muitos locais próximos da chapada ficam inundados. Então por isso aconselho fazer com alguma agência local, que os guias conhecem bem o local e não terá problemas com isso durante a viagem.

Eu fiz todos os passeios com a agência Nas Alturas e super recomendo!

A forma mais econômica de fazer o trajeto Salvador – Lençóis é de ônibus. A empresa Rápido Federal/Real Expresso é que oferece o trajeto, custa R$99 e a viagem dura cerca de 7 horas.

VEJA OPÇÕES DE ÔNIBUS PARA LENÇÓIS 

Já a opção de maior tranquilidade é a de aluguel de transfer, que te busca em Salvador e pode deixar em qualquer cidade que quiser se hospedar próximo da Chapada Diamantina.

VEJA MAIS DICAS PARA SABER COMO CHEGAR

Quando visitar a Chapada Diamantina

A melhor ou pior época para visitar a Chapada Diamantina depende do próprio turista. Se for durante a época de seca (maio a outubro) é ótimo pois não irá pegar chuva e não corre o risco de perder passeio. Mas as cachoeiras estarão mais secas.

Se for durante a época de chuva (novembro a janeiro) tem risco de chover muito e perder algum passeio ou ter áreas alagadas. Além disso durante as trilhas pode começar a chover e dificultar o passeio. Mas é durante a época de chuva que as cachoeiras ficam mais cheias e bonitas. Se o intuito é poder apreciar as cachoeiras da região, essa seria uma ótima época.


Seguro Viagem Brasil

Onde ficar na Chapada Diamantina

Existem várias cidades próximas para conhecer o parque nacional. Algumas delas são: Lençóis, Vale do Capão, Andaraí, Igatu e Mucugê. A maior e principal para se hospedar é Lençóis. Tem várias opções de hospedagens, restaurantes e agências de turismo. Além disso o centro histórico da cidade é puro charme.

Eu fiquei na pousada Pouso da Trilha quando estava em Lençóis e adorei! O lugar é um charme, os quartos ótimos e fica no centrinho de Lençóis bem perto dos restaurantes. Então para quem for conhecer a região recomendo muito essa pousada! Outro ponto positivo da pousada foi que tinha bastões que você pode emprestar para usar nas trilhas.

Algumas outras opção de hospedagem:



O que fazer na Chapada Diamantina

Esses são alguns dos principais passeios para fazer na Chapada Diamantina.

Quando fui fiz todos os meus passeios com a agência Nas Alturas e super recomendo! Foram super atenciosos e me ajudaram desde a montar o roteiro como também durante a viagem. E quando tive um problema me ajudaram e sempre conferiam para saber se estava tudo ok!

Passeios próximos de Lençóis

Morro do Pai Inácio

O Morro do Pai Inácio é o cartão postal da Chapada Diamantina e precisa visitar quando for. A vista é incrível, recomendo aproveitar para ver o pôr do sol lá de cima. São cerca de 1.150 metros de altitude, então é possível ver a imensidão da chapada.

Para chegar até o topo tem uma subida de trilha, feito nas pedras mas alguns lugares possuem corrimão para ajudar. Caso tenha medo de altura pode ser que fique com medo durante o passeio. Mas a trilha em si é de nível leve, são cerca de 20/30 minutos até chegar no topo.

Quando fui tinha algumas pessoas de chinelo, não recomendo pois pode atrapalhar. O melhor é ir de tênis esportivo ou tênis/bota especifico para trilhas. Além disso, quando fui começou a chover muito quando estávamos descendo, ter uma capa de chuva ajudou muito. Então se for visitar durante a época de mais chuvas é necessário levar uma capa de chuva.

Pantanal Marimbus e Cachoeira Roncador

Quando me falaram desse passeio me surpreendi pois não sabia que existia um passeio que lembrasse o Pantanal no meio da Chapada Diamantina. Mas me encantei durante o passeio com toda a região. 

O Passeio é feito próximo da comunidade quilombola do Remanso. São cerca de 1 hora em uma canoa passando calmamente entre a natureza, se tiver sorte consegue avistar algum animal. Eu vi diferentes espécies de pássaros que nunca tinha visto, tartaruga e uma imensidão de fauna incrível. Infelizmente não consegui ver jacaré, nem sucuri ou jiboias. Mas caso tenha medo fique tranquilo pois é muito raro avistar estes animais durante o passeio turístico. 

Depois do passeio de canoa é possível visitar a Cachoeira do Roncador, ótima para se refrescar nas piscinas naturais depois de muito tempo no sol. A temperatura da água é perfeita, nem quente nem fria. Próximo da cachoeira fica o local para almoço, lá tem banheiro para se trocar se quiser colocar a roupa de banho.

Uma dica: Leve água, boné/chapéu e algo para se cobrir durante o passeio de barco. Já que fica muito tempo debaixo do sol e fica bem quente. Se tiver aquelas camisetas de manga comprida com proteção UV até melhor. No meu caso levei a capa de chuva e coloquei por cima do braço já que o sol estava bem
forte.

Riachão do Meio

A 3,5km do centro de Lençóis fica esse lugar imperdível que é o Riachão do Meio. Ótimo para mergulhar, aproveitar o dia de uma forma mais tranquila. Existem várias piscinas naturais que se formam que se pode explorar e aproveitar. Além disso, existe o famoso tobogã, em que é possível escorregar na pedra em que passa a queda d’água. É uma diversão garantida. 

Parque da Muritiba

Localizado em Lençóis mesmo, uma caminhada rápida do centro da cidade. Com diversas atrações no parque, você pode optar pelos locais mais tranquilos ou fazer a trilha que abrange todo o parque. Dessa forma conseguirá conhecer as cachoeiras, salão das areias e um mirante incrível com vista de toda a cidade de Lençóis e da Chapada Diamantina.

Caso queira fazer um passeio mais tranquilo é possível visitar apenas as piscinas naturais do Rio Serrano e também a Cachoeirinha. É uma ótima opção para relaxar durante a viagem.

Gruta Lapa Doce

Cerca de 1h20min de distância de Lençóis fica a Gruta Lapa Doce, uma das mais incríveis grutas para se conhecer no Brasil. São cerca de 850m de gruta para visitar. Além disso, a caminho até a entrada da gruta é de fácil acesso e não demora muito. Para fazer o passeio precisa ir acompanhado com um guia local do parque. Ele passa muita informação sobre a Gruta Lapa Doce e da região, vale a pena. 

O que mais fiquei encantada foi a altura da gruta, nunca tinha visitado uma que tivesse um espaço tão aberto como essa.

Fazenda Pratinha

Um passeio tranquilo para fazer na Chapada Diamantina. Na Fazenda Pratinha você pode mergulhar nessa água cristalina, fazer flutuação na Gruta Azul e tirolesa. É uma ótima opção para um dia que quiser ficar mais tranquilo depois de fazer várias trilhas na Chapada Diamantina.

O valor para entrar na fazenda pratinha é de R$ 60. Mas caso queira fazer as atividades, como a tirolesa e gruta azul, é necessário pagar os passeios a parte.

Centrinho de Lençóis

O centro de Lençóis é uma graça e já vale o passeio. Com ruazinhas de paralelepípedo e casas históricas e coloridas. A cidade se torna um lugar encantador que merece a sua visita. Além disso de noite as ruas principais ficam cheias de mesinhas e restaurantes abertos. Dependendo do dia até existem alguns músicos tocando ao ar livre. Isso tudo torna o lugar super aconchegante. 

E claro, é um ótimo lugar para tirar fotos.

Cachoeira do Mosquito

Uma das atrações mais bonitas na Chapada Diamantina. Com uma queda de 50m de altura. É possível ver a cachoeira do mirante que fica antes mesmo do estacionamento do local.

Tem uma trilha de cerca 30min para chegar na cachoeira, mas é tranquilo pois grande parte do trajeto possui uma escada construída pra facilitar. Quando você chega na cachoeira vê que vale a pena todos degraus haha Se for em época de chuva a queda fica com bastante volume d’água e é incrível. É possível nadar até de baixo da cachoeira, mas se estiver com muita água fica beem forte. 

Além disso, a água respinga muito ali próximo da cachoeira. Então, para quem assim como eu usa lentes de contato, tem que tomar cuidado quando estiver chegando mais próximo da cachoeira.

Poço do Diabo

Esse passeio geralmente se faz no mesmo dia da cachoeira do mosquito. No local existe uma queda d’água de 20 metros, se quiser é possível nadar até embaixo da queda. Mas o maior atrativo é nadar e relaxar nas águas tranquilas do Poço. Para chegar existe uma trilha de 20/30 minutos. É uma trilha leve, sem muitas subidas.

Passeios próximos do Vale do Capão

Cachoeira da Fumaça

Uma das maiores cachoeiras do Brasil, com 340m de queda. Sendo assim é uma das atrações mais famosas e visitadas da Chapada Diamantina. Mas para chegar até a queda d’água é preciso passar por uma trilha de nível médio, são 6km de ida e 6km de volta. O começo da trilha é o mais complicado já que é uma subida tensa. Mas depois tem uma área de trilha que é plano. 

Quando você chega próximo da cachoeira tem uma vista linda de todo o vale. Mas para ver mesmo a cachoeira é necessário agaichar bem próximo da beirada para conseguir vê-la. Caso queira ter uma vista melhor e um local com menos turistas, se fizer uma caminho para o lado direito é possível chegar em um outro mirante. Nesse tem uma vista mais bonita da cachoeira e é super tranquilo.

Morrão

Outro atrativo muito bonito e com uma vista incrível da Chapada Diamantina. Mas esse passeio possui uma trilha mais pesada, para quem já tem mais prática e condicionamento físico. 


Mais cachoeiras para conhecer na Chapada Diamantina

  • Cachoeira Encantada

Uma cachoeira com 230m de altura com uma queda d’água incrível. Fica localizada a 32km de Itaetê e mais de 150km de Lençóis. Possui uma trilha de 6km e é considerado de nível avançado.

  • Cachoeira Buracão

Considerada por muitas a cachoeira mais bonita de toda a Chapada Diamantina. A cachoeira possui uma queda de 85m dentro de um cânion. Existe uma trilha de 3km para chegar e é necessário ter uma guia local para fazer o passeio.

  • Cachoeira do Riachinho

Uma cachoeira com piscinas naturais, ótima opção para descansar pós a trilha da Cachoeira da Fumaça. Geralmente os pacotes das agências já colocam esses dois pontos turísticos no mesmo dia. Não esqueça então de levar uma roupa de banho e toalha para esse dia de passeio.

Outros Passeios na Chapada Diamantina

  • Poço Azul

Outra atração muito conhecida na Chapada Diamantina. O Poço Azul fica dentro de uma gruta e possível uma água bem transparente, que dependendo da época do ano fica super azul. Para ver a água com a incidência de luz perfeita a melhor época para ir é de fevereiro a outubro, mas apenas entre 12h e 14h. Neste poço é possível fazer flutuação.

  • Poço Encantado

O Poço Encantado é também como uma lagoa dentro de uma gruta. Com a água bem azul e transparente. Mas nesse é possível observar um feixe de luz que atravessa a gruta e a água, tornando tudo mais especial. A época para ver o raio melhor é entre abril e setembro, entre as 10h e 13h30. Além disso, nesse poço não é possível fazer flutuação, apenas visitar e ver.

  • Ruínas de Igatu

Muitos dizem que as Ruínas da cidade de Igatu lembro o Machu Picchu no Peru. Já que é uma área abandonada com várias casas de pedra que viraram ruínas. É um passeio diferente dos outros e super interessante. O legal é ter um guia para explicar melhor a história local.

  • Pinturas Rupestres

Existem alguns sítios arqueológicos na Chapada Diamantina que é possível visitar e ver pinturas rupestres. Um deles é a Serra das Paridas, possui quatro áreas e um dos maiores locais para ver essas pinturas milenares. Além disso existe a área de Pinturas Rupestres da Serra Negra que fica localizado na cidade de Palmeiras.

Vale do Pati

Considerado um dos melhores trekkings em todo o mundo esse passeio é imperdível. Existe a possibilidade de fazer em 3,5 ou 7 dias. É necessário fechar o passeio com uma agência local, não tente fazer sozinho, PRECISA de um guia local para ir junto. 

Neste trekking terá oportunidade de ficar imerso na natureza, visitar várias cachoeiras vazias, subir em mirantes incríveis e até passar por uma gruta. No Vale do Pati as hospedagens são nas casas dos locais, então são simples mas especiais. Nada como poder ter contato com as pessoas da região e poder conhecer melhor a sua história.

Mas atenção: É um trekking pesado, todo dia anda mais de 12km pelas trilhas que não são fáceis. Além disso, terá que fazer as trilhas com a mochila nas costas, com todos os pertences necessários para os dias que ficará no Vale do Pati.



O que levar para a Chapada Diamantina

  • Óculos de sol
  • Repelente
  • Protetor solar
  • Boné ou chapéu
  • Sapato para trilha (se tiver bota de trilha melhor)
  • Roupa de ginástica para fazer as trilhas (se tiver camiseta manga comprida com proteção uv é bom também).
  • Garrafa d’água, bom levar para todo passeio.
  • Mochila para levar nas trilhas.
  • Chinelo extra para usar nos passeios em que entra na agua.
  • Capa de chuva.
  • Saco plástico para por lixo. 


Salve este post no Pinterest!


ESTÁ PLANEJANDO UMA VIAGEM?
Confira os links a seguir para ajudar na sua viagem.
Faça a sua reserva para os seguintes serviços:

🆘 SEGURO VIAGEM: Real Seguro e Seguros Promo
🏢 HOSPEDAGEM: Booking, Holmy e HostelWorld
🎫 PASSEIOS/INGRESSOS: GetYourGuide e Civitatis
🚍 PASSAGENS DE ÔNIBUS/TREM/AVIÃO: FlixBus e OMIO
🚗 ALUGUEL DE CARROS: RentCars e RentalCars
💳 DINHEIRO – CARTÃO INTERNACIONAL: Wise
📱 CHIP DE CELULAR: AirAlo

PS: Sabia que se você fechar uma reserva com um dos links aqui do Ciao Dora você ajuda o blog? Para que assim possa criar ainda mais conteúdo para vocês.

Para você ler também

No Comments

Leave a Reply