0 em América do Sul/ Peru

O que fazer em Cusco no Peru

Cusco é uma das cidades mais visitadas por turistas na América Latina. Está localizada a uma altitude de 3.400 metros acima do nível do mar, sendo assim é uma das cidades mais altas do mundo.

Cusco é a antiga capital do Império Inca e uma das mais belas cidades de toda a América do Sul. Possui uma arquitetura deslumbrante e beleza natural, por isso não há como não inspirá-lo como um viajante.

A cidade abriga muitos locais históricos, incluindo vários templos e palácios construídos pelos Incas há centenas de anos. Estes edifícios têm sido preservados ao longo do tempo. De fato, muitos turistas se reúnem aqui todos os anos apenas para ver estes marcos históricos de perto!

Além disso, existem outras coisas para fazer em Cusco e no seu arredor. Um dos maiores atrativos para quem visita a região são as várias trilhas pelas montanhas. Mas claro que a principal atração para quem vai para o Peru é conhecer o Machu Picchu. E para conhecer o sítio histórico, é preciso antes ficar hospedado em Cusco.


Faça o seu seguro de viagem pra viajar para o Peru!

Para uma viagem internacional é essencial fazer o seu seguro de viagem.

Seguro Viagem América do Sul


Como chegar em Cusco

A cidade de Cusco está localizada na parte sudoeste do Peru. São 1.104 km de distância entre Lima e Cusco. Além disso, Cusco fica a 112 km de distância de sua maior atração turística: o Machu Picchu.

A melhor forma de chegar em Cusco é pegando um vôo de Lima até Cusco. Infelizmente não existem vôos diretos do Brasil para Cusco por conta da Cordilheira dos Andes. Mas existem vários vôos com escala em Lima até Cusco. Sendo assim, recomendo pegar um vôo para Lima e conhecer um pouco da cidade antes de viajar para Cusco.

O Aeroporto Alejandro Velasco Astete (CUZ) é bem pequeno, sem opção de wifi para quem estiver sem internet. Mas o recomendado para quem quiser economizar é sair do aeroporto e andar um pouco na área externa para conseguir um táxi mais barato. Como o local é realmente pequeno, não é necessário andar muito para sair. Se quiser também existe táxis saindo direto da área de desembarque, mas pode ser que saia mais caro.

Outra opção é fazer a viagem de Lima a Cusco de ônibus, em que a viagem dura 21 horas. Você pode pegar ônibus de outras cidades como: Arequipa, Puno e Ica. Assim se estiver viajando pelo país conseguirá transporte fácil e mais econômico entre as cidades.

CLIQUE AQUI e confira o post com dicas de viagem sobre Lima.

Quando visitar Cusco

A melhor época para visitar Cusco é entre junho e setembro, quando as temperaturas são mais amenas do que em outros períodos do ano. Durante este período, os visitantes devem esperar céus ensolarados com uma temperatura média de cerca de 22 graus Celsius. Mas de noite a temperatura cai bastante.

Junho é a estação seca, o que significa que você terá a chance de ver os pontos turísticos mais famosos da cidade sem se molhar. Você pode ver o nascer do sol sobre o Vale Sagrado e ver outros lugares bonitos como Machu Picchu com menos chance de nuvens e chuva. Mas lembre-se que por mais que seja pequena ainda existe a possibilidade.

Aclimatação e problemas de altitude em Cusco

A cidade de Cusco está a 3.399 m acima do nível do mar. Sendo assim, se não estiver acostumado com alta altitude, poderá sentir dor de cabeça, falta de ar e febre. A aclimatação a grandes altitudes é muito importante. Se você estiver indo para o Peru, saiba o que fazer para se acostumar com a altitude e não ficar mal. O conselho é ter um ou dois dias sem passeios de atividade física ou trilhas, para assim ir se acostumando com a altitude

Eu me senti mal mais no segundo dia, comecei a ficar com dor de cabeça e cansaço. Mas depois do segundo dia já me acostumei e não me senti mal. O que eu usei para me sentir melhor? Existe a planta de coca para mastigar ou o chá de coca, que ajudam. Mas, o que eu preferi mesmo foi uma bala de coca que comprei lá. Todos podem ser encontrados com muita facilidade por todo canto da cidade.

Onde ficar em Cusco

Se estiver planejando uma viagem para Cusco o melhor local para ficar hospedado é próximo da Plaza de Armas. Já que está é a área central e principal para turismo na cidade. Quando visitei a cidade fiquei hospedada no Kokopelli Hostel e adorei. Possui uma ótima localização, boas acomodações por preços bons e uma área de bar bem legal.





O que fazer em Cusco

Free Walking Tour

Uma ótima forma de conhecer melhor um local e sua histórica é fazendo um walking tour. Em Cusco a opção de free walking tour cobre a Plaza de Armas e outras áreas da região central. Dessa forma você aprenderá mais sobre a história do local desde antes dos Incas até os dias atuais.

Plaza de Armas

Esta é a praça principal em Cusco e um ótimo lugar para começar a explorar a região. A praça é conhecida por abrigar alguns dos principais monumentos da cidade, como a Catedral e a Iglesia de Santo Domingo. Além disso, existem várias opções de restaurantes, lojas e bares por aqui.

Monastério Sacsayhuaman

Este lugar é incrível! Foi construído pelos Incas há centenas de anos e tem sido preservado desde então. É realmente incrível como eles foram capazes de construir estas coisas sem nenhuma ferramenta ou tecnologia moderna. Você pode subir sobre estas ruínas e olhar para Cusco enquanto desfruta de vistas absolutamente de tirar o fôlego!

Valle Sagrado

O Vale Sagrado está localizado a uma altitude de 3.500 metros acima do nível do mar e abriga dezenas de ruínas incas, incluindo Ollantaytambo, Moray, Pisac, Chinchero e Urubamba. Inclui algumas paisagens espetaculares e trilhas para caminhadas através de vales e encostas de montanhas maravilhosas.

  • Ollantaytambo

Esta cidade é conhecida por suas ruínas Incas que datam de 100 d.C. Estas ruínas foram transformadas em uma pequena vila turística. A cidade em si é muito pequena, portanto é fácil caminhar e explorar o que a cidade tem a oferecer. Elas também oferecem grandes trilhas para caminhadas que levam às montanhas ao redor de Ollantaytambo.

  • Pisac

Pisac está localizada perto de Cusco e apresenta um mercado colorido, onde os artesãos locais vendem seus produtos. O local de Pisac é também bastante bonito; tem um grande terraço com vista para o vale abaixo, perfeito para tirar algumas fotos!

  • Sacsayhuaman

Sacsayhuaman é uma enorme fortaleza de pedra construída pelo rei inca Tupac Yupanqui por volta de 1460 CE. A fortaleza foi usada como base militar durante a maior parte de sua história.

  • Koricancha

Koricancha (ou Qorikancha), já foi um dos templos mais importantes de todo o Peru, mas foi destruído pelos conquistadores espanhóis durante sua conquista do Império Inca.

Moray

Moray é um sítio arqueológico Inca e uma grande atração turística em Cusco. Localizado a cerca de 30 minutos de Cusco, você pode fazer um passeio guiado em grupo até local.

A principal característica desta atração é o seu sistema de terraços circulares. Acredita-se que este sistema foi usado pelos incas para criar “microclimas” diferentes, permitindo que eles cultivassem várias plantas em um único local. Sendo assim, você pode aprender muito sobre a agricultura Inca e a sua genialidade.

Maras

Salinas de Maras é outro local popular em Cusco devido a sua proximidade com Moray. O local era usado pelos Incas como campos de cultivo; no entanto, agora são usadas como minas de sal. Você pode fazer um tour por esta mina e ver como eles extraem o sal da terra. Se você quiser levar algum sal para casa, eles possuem diversas opções diferentes para venda. Eu levei um de sal com ervas que é muito bom!

Passeio de quadriciclo

Quando visitei Cusco diz um passeio de quadriciclo (quadrimoto em espanhol), e foi uma das experiências mais legais da viagem. Fiz o passeio até Moray e voltei. Primeiro eles te levam para um local em que ficam os quadriciclos para você aprender a dirigir. É bem simples, mas se for o que possui marcha pode ser complicado no começo.

Dependendo da agência que escolher, você poderá escolher destinos diferentes para fazer o passeio. Mas eu gostei bastante de fazer até Moray. Já que a paisagem é maravilhosa e dirigir um quadriciclo naquele local quase deserto é incrível.

Eu fiz o passeio pela agência What a Trip que possui um stand de atendimento no Kokopelli Hostel.



Montanha Colorida

O Monte Colorida é um importante local inca localizado fora de Cusco. A montanha é coberta por formações rochosas coloridas que criam um efeito de arco-íris quando vista de certos ângulos. As cores desta montanha variam dependendo da hora do dia e das condições climáticas. 

Não é tão difícil de se chegar como a Laguna Humantay, mas requer algumas caminhadas pelas encostas íngremes das montanhas. Existem várias empresas de turismo que oferecem o passeio de um dia, com o transporte de Cusco para as montanhas e um guia durante a trilha.

Laguna Humantay

A Laguna Humantay é um lago localizado na parte norte de Cusco e localizada a 4.000 m acima do nível do mar. É cercada por várias montanhas que criam uma bela paisagem. Os turistas podem fazer uma trilha pela montanha e desfrutar a vista de cima.

Machu Picchu

machu picchu

O Machu Picchu foi abandonado pelos Incas após a chegada dos espanhóis ao Peru. Mas apenas em 1911, que o arqueólogo americano Hiram Bingham, com ajuda de de locais, encontrou as ruínas e tornou o local conhecido em todo o mundo. Desde então, Machu Picchu tornou-se um dos destinos turísticos mais populares do Peru e um Património da Humanidade da UNESCO.

A dica para quem quer conhecer o local é comprar o ingresso antecipadamente. Fiz o passeio com guia privativo, sendo assim fui apenas eu e o guia. Foi ótimo pois ele conseguia ter tempo para me explicar tudo sobre o Machu Picchu, o que significava cada local, informações dos Incas e da cultura local.

CLIQUE AQUI e confira mais dicas sobre o Machu Picchu para sua viagem!


O que levar na viagem para Cusco

Dicas de itens que achei essenciais para viagem ao Peru

  • Independentemente da época do ano em que você visitar, traga roupas quentes e impermeáveis, pois o tempo pode mudar rapidamente nas montanhas. De noite pode ser que fique frio em qualquer mês, mesmo no verão.
  • Leve remédios para dor de cabeça que já esteja acostumado a tomar.
  • Leve uma mochila para usar nos passeios.
  • Se tiver, leve uma bota para trilhas. Mesmo que não planeje fazer trilhas longas.
  • Caso não tenha, leve sapatos confortáveis para andar nos passeios.
  • Leve protetor labial. Sério, vai precisar no frio que fica.
  • Se for asmático, sempre bom levar uma bombinha para asma.

Qual moeda levar para o Peru

Se estiver planejando uma viagem ao Peru, o aconselhável é levar notas de dólar. Não leve reais já que a conversão pode acabar saindo mais caro do que levando dólares. Além disso, pode ser que os estabelecimentos, como restaurantes e agências de turismo, não aceitem o pagamento em real. Mas todos locais aceitam pagamento em dólar.

Não é necessário comprar soles enquanto estiver ainda no Brasil, já que a disponibilidade desta nas casas de câmbio são menores. Dessa forma a taxa de conversão pode acabar ficando maior. Então o melhor mesmo é comprar dólar e ir trocando aos poucos no Peru. Já que assim também não ficará com notas sobrando para quando estiver voltando.


Se você gostou deste post com dicas sobre O que fazer em Cusco
então confira mais posts com dicas sobre o Peru.


ESTÁ PLANEJANDO UMA VIAGEM?
Confira os links a seguir para ajudar na sua viagem.
Faça a sua reserva para os seguintes serviços:

🆘 SEGURO VIAGEM: Real Seguro e Seguros Promo
🏢 HOSPEDAGEM: Booking, Holmy e HostelWorld
🎫 PASSEIOS/INGRESSOS: GetYourGuide e Civitatis
🚍 PASSAGENS DE ÔNIBUS/TREM/AVIÃO: FlixBus e OMIO
🚗 ALUGUEL DE CARROS: RentCars e RentalCars
💳 DINHEIRO – CARTÃO INTERNACIONAL: Wise
📱 CHIP DE CELULAR: AirAlo

PS: Sabia que se você fechar uma reserva com um dos links aqui do Ciao Dora você ajuda o blog? Para que assim possa criar ainda mais conteúdo para vocês.

ESTÁ PLANEJANDO UMA VIAGEM?
Confira os links a seguir para ajudar na sua viagem.
Faça a sua reserva para os seguintes serviços:

🆘 SEGURO VIAGEM: Real Seguro e Seguros Promo
🏢 HOSPEDAGEM: Booking, Holmy e HostelWorld
🎫 PASSEIOS/INGRESSOS: GetYourGuide e Civitatis
🚍 PASSAGENS DE ÔNIBUS/TREM/AVIÃO: FlixBus e OMIO
🚗 ALUGUEL DE CARROS: RentCars e RentalCars
💳 DINHEIRO – CARTÃO INTERNACIONAL: Wise
📱 CHIP DE CELULAR: AirAlo

PS: Sabia que se você fechar uma reserva com um dos links aqui do Ciao Dora você ajuda o blog? Para que assim possa criar ainda mais conteúdo para vocês.

Para você ler também

No Comments

Leave a Reply