Um guia completo sobre Paracas no Peru, confira o que fazer na cidade. Onde ficar, como chegar, dicas e mais. Saiba como aproveitar ao máximo esta ótima praia peruana.
Faça o seu seguro de viagem pra viajar para o Peru!
Para uma viagem internacional é essencial fazer o seu seguro de viagem.
Como chegar em Paracas
A distância de Lima a Paracas é de 249 km, a melhor forma de chegar na cidade é de ônibus. A viagem de ônibus dura um pouco mais de 4 horas. Eu comprei o minha passagem pela companhia Perubus, o ônibus era muito bom. Também existem outras companhias que fazem o trajeto.
Confira o post no blog de Como ir de Lima a Paracas
Quando visitar Paracas
Paracas é uma praia, sendo assim a melhor época para visitar seria durante o verão para poder curtir a praia e a área de piscina dos hotéis. Mas caso esteja planejando conhecer o Peru na época de inverno, você também conseguirá curtir a cidade. Já que os passeios de lá não precisam necessariamente estar quente para fazer.
A temperatura média mínima é de 13 graus durante o inverno, de julho a setembro. A temperatura média máxima é de 27 graus durante o verão, janeiro e março.
✦ Onde ficar em Paracas
Quando fui para Paracas fiquei hospedada no Kokopelli Hostel, a minha estadia foi incrível dessa forma recomendo o hostel. Localizado em frente a praia, com uma piscina e uma grande área externa para bar e jogos, sendo assim é impossível não aproveitar o tempo por lá.
O hostel fica próximo da praça em que os ônibus param na cidade e também fica próximo do lugar do passeio da Isla Ballestas. Possui restaurantes e mercadinho por perto. Além disso tem o restaurante dentro do hostel que é muito bom.
Se você busca se divertir a noite, o hostel Kokopelli é o lugar certo, com festa e atividades todas as noites, dessa forma o hostel é o point da noite da praia.
O que fazer em Paracas
Islas Ballestas
Uma ilha próxima de Paracas onde se encontram muito animais, como pinguim, leão marinho e diversas aves. Por isso o passeio é muito especial, poder ver todos estes animais no seu habitat natural. É impressionante a quantidade de animais em uma ilha tão pequena.
Para chegar lá você pode fechar antes com a agência, eu fechei com a empresa Paracas Es Aventura, foi 35 pesos o passeio. Você pode ir até o lugar em que os barcos saem, terá que pagar a taxa da reserva nacional de Paracas mais a entrada. Se você pretende fazer outros passeios pela Reserva Nacional lembre-se de comprar o ingresso diário ou que possa usar por mais de um dia. Assim não vai precisar comprar um novo cada vez que entrar na reserva, economizando dinheiro.
Qual a diferença de fechar antes com a agência? Eles conseguem te colocar para dentro antes de quem comprar na hora.
Os passeios para a ilha saem apenas as 8 da manhã e 10 da manhã. Uma dica: leve um casaquinho, durante o passeio venta muito no barco e você provavelmente sentirá frio.
Reserva Nacional de Paracas
A Reserva Nacional é uma área protegida, possui mais de 3,350km². A área parece um deserto enorme porém ao lado do oceano. É uma paisagem incrível que vale a pena ser vista.
Na região existem mais de 400 espécies de animais, como o pinguim, o leão marinho e diversos tipos de pássaros. A maioria destes animais você encontra no passeio da Islas Ballestas (que fica dentro da área da reserva). Mas durante os outros passeios na Reserva você pode ter sorte de encontrar alguns animais.
O passeio mais conhecido na Reserva, além da ilha, é conhecer a praia vermelha. É possível fazer o passeio com guias, mas também pode alugar um quadriciclo ou bicicleta para conhecer a reserva.
Além disso existe um passeio incrível de trilha para ver o pôr do sol de cima de uma das montanhas, com uma vista sensacional do oceano e de toda a vegetação local. Eu fiz o passeio de trilha com a agência Paracas Es Aventura, o custo foi de 97 soles. O passeio chama “Trek Sombras Doradas”. Eu fechei o passeio no próprio hostel, já que a empresa tem um “stand” lá. Eles buscam no hotel/hostel por volta das 4 da tarde e levam até uma área da Reserva. De lá começa a trilha por um dos lugares mais inacreditáveis.
Se você não tem costume de trilhas ou atividade física, fique tranquilo, já que eles entregam um bastão que ajuda bastante durante a caminhada. Além disso, eles esperam todos fazerem o trajeto no seu tempo. A única coisa é que venta muito, então se prepare, em alguns momentos achava que o vento ia me levar haha. Não esqueça de levar um casaco que seja corta vento.
Passeio de Paragliding (Parapente)
Certamente um dos passeios mais legais que poderá fazer na viagem, cheio de aventura e uma vista linda. O passeio de parapente é feito pela agência Paracas Es Aventura e custa 269 soles. Eles te buscam onde estiver hospedado e levam até a Reserva Nacional. Lembre que sempre que entrar na reserva é necessário um ticket, caso for fazer outro passeio no dia, como o trek no final da tarde, então compre o ticket diário da reserva.
De carro eles te levam até o topo de uma montanha, o caminho em si já é uma aventura. De lá você realizará o salto. Um instrutor vai junto com você enquanto o outro, que é o motorista, ajuda no salto. Admito que na hora que cheguei lá em cima fiquei um pouco com medo, mas assim que você sai do chão esse medo passa. O passeio é bem tranquilo e super relaxante. Além disso a vista é incrível.
Sempre vai uma pessoa por vez, sendo assim enquanto você espera os outros saltarem você pode admirar a vista, que olha, é surpreendente.
⊙ Kitesurf
A região de Paracas possui muito vento, sendo assim é um ótimo lugar para a prática de Kitesuf. Se você já pratica é possível alugar o equipamento. Mas caso você nunca tenha praticado e quer aprender é possível fazer aulas por lá. A empresa Paracas Es Aventura também oferece tours para aprender a praticar o esporte.
⊙ Experimentar a culinária local
Por ser uma cidade litoranea existem vários pescadores pela região, então caso queira experimentar alguns pratos típicos peruanos, lá é ótimo para isso. Você encontra vários restaurantes pela orla da praia. Um restaurante que indico é o Restaurant Paracas.
Onde comer em Paracas
Caso você seja vegetariano ou vegano existe um restaurante vegano próximo da praça em que os ônibus param. O restaurante chama Vegano Peruano. Caso algum dia você passe por lá e esteja fechado é só ir no Restaurant Paracas que fica no mesmo prédio, eles possuem os mesmo pratos veganos no cardápio. Mas vale lembrar que este restaurante não é apenas para veganos ou vegetarianos.
No Kokopelli Hostel também existe um restaurante, geralmente abre mais de noite, possui ótimas opções de comida. Para vegetarianos também existe algumas opções.
Quanto tempo ficar em Paracas
Depende de quais atividades você pretende fazer, mas pelo menos um dia você tem que ficar por lá. É possível fazer o passeio da Islas Ballestas de manhã e o passeio pela Reserva Nacional logo após. Mas caso queira ver o pôr do sol na reserva, não seria possível fazer tudo em um bate e volta pela cidade. Se você quiser curtir mais a praia, o hostel, as atividades da cidade, então fique mais de um dia.
Quando fui decidi ficar dois dias na cidade, cheguei no final da tarde, aproveitei a noite no hostel. No dia seguinte fiz o passeio de paragliding, fiquei o dia na piscina do hostel e fiz a trilha na Reserva Nacional de Paracas no final da tarde. Por fim aproveitei a noite no hostel novamente, claro haha. E no dia seguinte de manhã fiz o passeio da Islas Ballestas antes de pegar o ônibus para Ica.
Vídeo
Salve este post no Pinterest!
ESTÁ PLANEJANDO UMA VIAGEM?
Confira os links a seguir para ajudar na sua viagem.
Faça a sua reserva para os seguintes serviços:
🆘 SEGURO VIAGEM: Real Seguro e Seguros Promo
🏢 HOSPEDAGEM: Booking, Holmy e HostelWorld
🎫 PASSEIOS/INGRESSOS: GetYourGuide e Civitatis
🚍 PASSAGENS DE ÔNIBUS/TREM/AVIÃO: FlixBus e OMIO
🚗 ALUGUEL DE CARROS: RentCars e RentalCars
💳 DINHEIRO – CARTÃO INTERNACIONAL: Wise
📱 CHIP DE CELULAR: AirAlo
PS: Sabia que se você fechar uma reserva com um dos links aqui do Ciao Dora você ajuda o blog? Para que assim possa criar ainda mais conteúdo para vocês.
1 Comment
Fabiano
2 de março de 2021 at 00:37Paracas era tão interior quando a conheci em 2015.Tinha esses 2 passeios e aproveitei para de lá ir a Huacachina,uma decepção!
Valeu para recordar,parabéns pelo passeio.