A Chapada das Mesas é um parque nacional localizado no Maranhão. Confira este Guia da Chapada das Mesas com dicas e informações para aproveitar o máximo a sua viagem.
CONFIRA O POST COM ROTEIRO DE LENÇÓIS MARANHENSES + CHAPADA DAS MESAS + JALAPÃO
Resumo do post:
✦ Onde ficar na Chapada das Mesas
A Chapada das Mesas fica perto de duas cidades do Maranhão, Carolina e Riachão. Geralmente os turistas se hospedam na cidade de Carolina já que é maior, porém a cidade ainda é bem pequena e não tem tanta estrutura.
Carolina
Carolina fica mais pertos dos passeios Portal da Chapada, Cachoeira da Prata e Cachoeira do São Romão. Existem algumas pousadas pela cidade, como pode-se ver no mapa abaixo:
Para quem quiser uma experiência incrível aconselho o Camping Refúgio do Raiz. Encontrei este camping por acaso mas ficar nele fez a viagem muito melhor. O camping é super arrumado, possui barraca e cabana caso você não tenho uma barraca. Possui área de cozinha, redário e banheiro. Agora o local oferece também algumas acomodações de chalé e bangalô. Super recomendo o local.
O mais gostoso do camping era principalmente ficar no meio da natureza sozinho de noite, poder ver o céu estrelado antes de dormir e acordar com um pôr do sol inacreditável.
- Confira algumas outras opções de hospedagem em Carolina:
Riachão
Riachão fica mais perto do Complexo Poço Azul e do Encanto Azul. Porém o número de hospedagens é menor.
✦ Quando vistar a Chapada das Mesas
Não existe uma regra de época certa para visitar a Chapada, mas claramente é melhor aproveitar para conhecer durante a época seca, entre maio e setembro. Já que nesta época tem menos chance de chuva e você poderá aproveitar todos os dias. Entre Outubro e Abril é considerado época de chuvas na região.
Se quiser fugir de grandes multidões então tente não visitar a Chapada durante o mês de Julho, já que é um mês de férias e tende a ser o mais cheio. O mesmo vale para feriados.
✦ Como chegar na Chapada das Mesas
É possível chegar em Carolina vindo de São Luís e Imperatriz no Maranhão, assim como vir de Palmas no Tocantins. Muitas pessoas passam na Chapada das Mesas depois de conhecer o Jalapão.
CLIQUE AQUI PARA ALUGAR UM CARRO PARA A SUA VIAGEM COM A RENTAL CARS
CLIQUE AQUI PARA ALUGAR UM CARRO PARA A SUA VIAGEM COM A LOCALIZA
Avião
Quem quiser chegar na Chapada por avião os destinos mais próximos são Palmas no Tocantins e Imperatriz no Maranhão. Em ambos os casos para chegar até Carolina é preciso pegar um ônibus, van ou alugar um carro.
Ônibus
A empresa JR4000 é que faz o trajeto Imperatriz > Carolina. A viagem dura cerca de 3 horas e meia e o preço da passagem é 38 reais. Quando visitei a Chapada viajei de ônibus de São Luís até Imperatriz e de lá peguei o ônibus para Carolina.
CLIQUE AQUI PARA VER PASSAGENS DE ÔNIBUS NO CLICKBUS
✦ O que fazer na Chapada das Mesas
Confira todos os passeios para fazer na Chapadas das Mesas no Maranhão.
⊙ Portal da Chapada
O Portal da Chapada é conhecido como o cartão postal da Chapadas das Mesas, principalmente pela vista espetacular que se tem lá de cima. A entrada é 10 reais.
O Portal fica próximo da estrada, é possível chegar lá de carro, caso tenha fechado pacote com guia provavelmente estará no pacote. Para quem ficar no Camping Refúgio do Raiz o Portal fica próximo, é possível chegar lá andando.
Existe uma pequena trilha para chegar até o topo da montanha, pode optar pela trilha de areia e a de pedras, ambas são bem seguras. Aconselho subir pela de pedras para ter uma experiência mais interessante.
⊙ Encanto azul
Um dos lugares mais lindos da Chapada das Mesas, a cor da água é indescritivel. Aconselho visitar antes do almoço, enquanto a luz ainda bate na água e fica incrível. Quanto mais tarde menos sol bate e se perde um pouco do encanto.
O Encanto azul fica próximo ao Parque Poço Azul, o melhor é visitar o Encanto antes de ir para o Poço Azul. A Entrada é 20 reais (inteira).
Aliás, se tiver algum óculos de mergulho aconselho levar para conseguir ver o fundo do Encanto Azul, é lindo e cheio de peixes. Embora dependendo de quando for é capaz que tenha algum guia alugando óculos para mergulho.
⊙ Complexo do Poço Azul
O complexo do Poço Azul fica em Riachão, a entrada é de 60 reais por pessoa (inteira). Está incluso todas as cachoeiras dentro do preço da entrada, existem outras atividades, como tirolesa, mas o preço é a parte. A estrutura do complexo é muito boa e também possui um ótimo restaurante.
Poço Azul
O maior atrativo do Complexo e uma das coisas mais lindas que já vi. Aconselho visitar o complexo durante a semana para ter chance de aproveitar melhor o Poço Azul, fui no fim de semana e estava cheio, mas deu para aproveitar muito bem o local.
Cachoeira Santa Bárbara
Esta incrível cachoeira tem mais de 70m de queda livre, é encantador observar a cachoeira. É possível entrar para nadar, mas água nesta cachoeira é mais gelada.
⊙ Cachoeira da Prata
Faz parte do circuito da Cachoeira da Prata e Cachoeira do São Romão. Por ter uma queda forte não é possível nadar embaixo da cachoeira, mas é possível aproveitar e nadar numa região perto. Mas é preciso ter cuidado com a correnteza. A entrada é de 15 reais inteira e 10 reais estudante.
⊙ Cachoeira São Romão
Uma das maiores cachoeiras da Chapada das Mesas, com uma grande queda. É possível ficar atrás da queda para uma experiência incrível. Além disso, no local tem também aluguel de caiaque.
⊙ Cachoeira do Dodô
A Cachoeira do Dodô é menor do que as outras cachoeiras da Chapada, mas também tem o seu encanto. A entrada é de 10 reais.
⊙ Pedra Caída
O complexo da Pedra Caída conta com várias cachoeiras e algumas outras atrações. A entrada do parque é de 60 reais e cada cachoeira visitada é um preço a parte. O local também possui piscina, hotel, restaurante e tirolesa. Se não quiser gastar tanto quanto for visitar o local, aconselho conhecer apenas a Cachoeira do Santuário.
Cachoeira do Santuário
A atração principal do Pedra Caída, a cachoeira possui uma queda de 46 metros dentro de um grande cânion, sendo assim é um passeio incrível. A caminhada até chegar na cachoeira é impressionante, com os cânions e vegetações exuberantes.
✦ Meu Roteiro de 4 dias na Chapada das Mesas
Dia 1 | São Luís – Carolina
Fui de São Luís para Carolina de ônibus, optei por ser uma opção mais barata. Peguei o ônibus noturno assim economizaria em um dia de hospedagem. Porém não existem ônibus direto de São Luís até Carolina, então é necessário ir até Imperatriz. Quando cheguei lá comprei o ticket para Carolina.
Assim que cheguei em Carolina peguei um táxi até o Camping que fiquei hospedada. Antes parei em um mercadinho para comprar comida para o café da manhã e jantar (bolacha e miojo praticamente haha). Já que o camping ficava na estrada e não teríamos como sair de noite para comer. O que foi bom pois conseguimos economizar uma grana assim.
Adorei o camping em que fiquei, era tudo organizado e tinha até uma cabana. Também tinha algumas barracas para quem não tiver levado sua barraca.
Aproveitei que o camping ficava próximo ao Portal da Chapada e fomos visitar antes do pôr do sol, a subida da pedra é tranquila e a vista incrível.
Dia 2 | Cachoeira São Romão e Cachoeira da Prata
No primeiro dia o nosso guia foi nos buscar no camping. Nossa primeira parada foi a Cachoeira da Prata. Mas antes mesmo, só o passeio de carro dentro do parque da Chapada das Mesas já é incrivel. A vista, vegetações e chapadas, é encantadora, você nem vai perceber o quanto ficou no carro pois estará aproveitando a vista.
Na Cachoeira do Prata não é possível nadar até próximo da queda, por ser muito forte, mas a vista é linda. Ficamos nadando ali pelo rio por um tempo, mas tem que tomar cuidado com a correnteza.
Depois fomos visitar a Cachoeira do São Romão, a cachoeira é enorme. Quando chegar tem como ver a cachoeira na parte cima, para assim ver a queda mais de perto. Depois você pode descer para nadar, andar de baixo da queda, também é possível alugar um caiaque no local.
Dia 3 | Parque Pedra Caída – Cachoeira do Santuário
No terceiro dia fomos até o Parque da Pedra Caída. O que eu não gostei do parque é que para cada atração é necessário pagar um valor, já que deveria estar tudo incluso no preço que se paga na entrada.
Por conta disso visitamos apenas a Cachoeira do Santuário, que é uma experiência fenomenal, indiscritível. A queda da cachoeira tem 46 metros e fica num local “fechado”, como um grande cânion. Dependendo do horário por conta da luz do sol o local todo fica num tom avermelhado.
Posteriormente fomos até a Cachoeira do Dodô, ela é menor do que as outras cachoeiras que visitamos. Mas ela tem o seu encanto, é possível ficar embaixo da queda.
Existe também a cachoeira dos Gêmeos, mas conversando com o guia decidimos não ir até essa cachoeira. Já que o guia nos falou que era um local mais cheio, que teria muito barulho e muita gente, não daria para aproveitar tanto. E como não teríamos tempo de visitar todas as cachoeiras, acabamos não visitando a gêmeas.
Dia 4 | Encanto Azul e Poço Azul
No último dia visitamos o Encanto Azul e o complexo do Poço Azul. As duas atrações ficam em Riachão, cidade próxima de Carolina, fomos de carro com o guia até lá. (Fiz todo o passeio com o guia ZecaTur, recomendo muito).
Primeiramente fomos para o Encanto Azul, é aconselhável ir antes para não pegar o local tão cheio, além que enquanto bate sol no local a cor da água fica incrível. Se visitar o local depois é capaz que não tenha tanto sol na água e perde os tons maravilhosos de azul.
Depois fomos até o complexo do Poço Azul, os dois lugares são bem próximos um do outro. Dentro do complexo existe um restaurante de kilo, então aproveitamos para almoçar lá.
Dentro do parque existem várias cachoeiras e diferente do Pedra Caída, todas estão inclusas no ingresso que é pago quando entra no parque. Até chegar na atração principal, o Poço Azul, existe uma caminhada, mas fique tranquilo que é tudo bem estruturado.
Dependendo de quando for visitar o complexo o Poço Azul pode estar lotado ou não, quando fui tinha bastante gente, mas deu para aproveitar muito bem o local. A água tinha uma temperatura bem gostosa e a cor da água é incrível.
✦ Gastos
- Acomodação (3 dias): 90 reais
- Alimentação : 74 reais
- Passeios (Guia + passeios): 575 reais
- Transporte (São Luís/Imperatriz/Carolina): 173 reais
- Total = 912 reais
* Vale lembrar que estes preços são de julho/agosto de 2018, portanto podem ter tido algumas alterações.
✦ Vídeo
Se você gostou deste Guia da Chapada das Mesas,
então confira os outros posts do blog.
Salve este post no Pinterest!
PARA SUA VIAGEM
ESTÁ PLANEJANDO UMA VIAGEM?
Confira os links a seguir para ajudar na sua viagem.
Faça a sua reserva para os seguintes serviços:
🆘 SEGURO VIAGEM: Real Seguro e Seguros Promo
🏢 HOSPEDAGEM: Booking, Holmy e HostelWorld
🎫 PASSEIOS/INGRESSOS: GetYourGuide e Civitatis
🚍 PASSAGENS DE ÔNIBUS/TREM/AVIÃO: FlixBus e OMIO
🚗 ALUGUEL DE CARROS: RentCars e RentalCars
💳 DINHEIRO – CARTÃO INTERNACIONAL: Wise
📱 CHIP DE CELULAR: AirAlo
PS: Sabia que se você fechar uma reserva com um dos links aqui do Ciao Dora você ajuda o blog? Para que assim possa criar ainda mais conteúdo para vocês.
9 Comments
Maiara Barbosa
27 de junho de 2019 at 10:12Adorei o seu roteiro! Voltei da Chapada das Mesas em maio e me arrependi por não ter ficado nesse camping que você indicou! Super roots e bem na vibe do lugar. Quando eu voltar pra lá, já sei qual será a minha hospedagem e vou seguir as suas dicas!
Camila
27 de junho de 2019 at 10:27Gente, fiquei encantaaaada! Esse poço azul, entao? Um sonho! Nunca tinha ouvido falar desse lugar!
ciao.dora
30 de junho de 2019 at 18:51O poço azul é encantador mesmo
LUCIO FABIO DA COSTA JUNIOR
27 de junho de 2019 at 10:28Uau! Como esse lugar é lindo. Não conhecia e estou apaixonadíssimo pelas imagens. Duas fotos fizerem meu coração disparar: portal da chapada e cachoeira do santuário! Perfeitas! Amei as dicas!
Juliana
29 de junho de 2019 at 23:34Adorei o post e principalmente o camping da cidade de Carolina, tudo a ver comigo. E gostei também de saber que dá pra chegar de ônibus!
ciao.dora
30 de junho de 2019 at 18:51O camping é super legal, foi uma das melhores experiências da viagem.
CINTIA VAZ CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
30 de junho de 2019 at 01:32Nossa que sonho! Não fazia idéia que tinha tanto lugar lindo! Quando penso em maranhão me vem a cabeça os lençóis! Nunca pesquisei para saber se tinha mais coisas!
Marina
22 de agosto de 2020 at 01:12Oiee!
Gostaria de saber qual empresa de passeio você contratou?
obrigada
ciao.dora
22 de agosto de 2020 at 17:16Oi, fiz todos os passeios com o Guia Zecatur, o site dele é https://agenciazecatur.com.br