Florença é uma das cidades mais vibrantes e belas da Itália. Sendo um dos destinos turísticos mais populares no país. Confira então essas dicas de passeios gratuitos em Florença.
Os romanos fundaram Florença por volta de 180 AC. A cidade recebeu o nome de Flora, a deusa das flores e da fertilidade. Além disso a cidade se tornou famosa por sua arte e arquitetura, já que foi aqui que surgiu o Renascimento. Sendo assim, vários dos maiores artistas da história passaram por aqui.
Dessa forma, Florença é o lugar certo para quem busca uma cidade cheia de cultura, história e charme.
Faça o seu seguro de viagem pra viajar para a Europa!
Onde ficar em Florença
Os melhores bairros e mais buscados pelos turistas são aqueles próximos dos pontos turísticos e do centro histórico da cidade. Mas além desses locais existem outras áreas na cidade que valem a pena serem exploradas. Alguns dos melhores bairros para ficar em Florença são: Centro Storico, Santa Croce, Santo Spirito e Santa Maria Novella.
Hospedagens bem avaliadas: Plaza Hotel Lucchesi e Hotel Renaissance
Hospedagens de luxo: Portrait Firenze e B&B Hotel Firenze City Center
Hostels: Hostel Archi Rossi e Plus Florence
CLIQUE AQUI e confira então uma lista completa com melhores bairros e hospedagens em Florença.
O que fazer de graça em Florença
1) Passear pela Ponte Vecchio
A Ponte Vecchio é um dos marcos mais icônicos de Florença e existe desde os romanos! Ela possui diversas lojas que vendem jóias, prataria, cerâmica e muito mais! A ponte atravessa o Rio Arno e oferece vistas deslumbrantes de ambos os lados da cidade. Então esse é um lugar que não pode faltar no seu roteiro.
2) Catedral Santa Maria del Fiore (Duomo)
O ponto principal da cidade de Florença é a Piazza Duomo, onde fica a Catedral Santa Maria del Fiore. Projetada por Filippo Brunelleschi e está de pé desde 1436, é uma das igrejas mais impressionantes e belas do mundo. Além disso, a catedral é um Patrimônio Mundial da UNESCO.
A fachada tem três níveis e com torres de sino gêmeas. Estas torres possuem cúpulas feitas de mosaicos de mármore, sendo assim o maior conjunto de mosaicos já criado para uma construção. Elas são decoradas com padrões de folhas de ouro inspirados na arquitetura romana antiga.
Já o interior da Duomo é igualmente deslumbrante, com afrescos pintados retratando cenas da Bíblia.
3) Piazza della Signoria
A praça “Piazza della Signoria” é pequena mas apresenta várias esculturas, incluindo o David de Miguel Ângelo. Não é a estátua do David original, já que esta está em um museu (na Galleria dell’Accademia). Mas a réplica é bem parecida com a original. Além disso, você também verá belos edifícios como o Palazzo Vecchio, Loggia dei Lanzi e a Galeria Uffizi.
A Loggia dei Lanzi é um dos edifícios mais famosos de Florença. É também uma das mais antigas, datada do século XIII. Consiste de arcos abertos e colunas impressionantes. Além disso, é muito conhecida por suas estátuas e esculturas. Sendo assim, a Piazza della Signoria pode ser considerada um museu a céu aberto.
4) Piazzale Michelangelo
A Piazzale Michelangelo é uma grande praça com uma vista panorâmica da cidade. Deste ponto você pode ver todos os marcos mais emblemáticos de Florença como: o Duomo, o Palazzo Vecchio, a Ponte Vecchio.
Você pode ficar sentado na praça e apreciar a vista e ver um lindo pôr do sol. A vista da cidade é tão bela que para que você está olhando para uma pintura e não para algo real.
5) Jardim Bardini
O Jardim Bardini é um dos parques mais bonitos de Florença. Está localizado próximo à Basílica de Santa Croce. O parque não é enorme, por isso é fácil de conhecer ele todo a pé.
O parque foi construído em 1745 para Anna Maria Bardini e sua família, que viveram lá até 1848. Os Bardinis eram conhecidos por terem uma biblioteca muito grande (tinham mais de 30.000 livros). Além disso, eles realizavam concertos regulares em casa para amigos e familiares.
Hoje, ainda é possível ver vestígios deste legado musical: várias estátuas e monumentos representam instrumentos musicais como violinos ou liras. Mas aqui tem também várias lagoas pelo parque.
6) Parque Le Cascine
Este é um enorme parque que já foi o local de uma antiga fazenda chamada Le Cascine. É agora um lugar em Florença para visitar e desfrutar da beleza do campo toscano. O parque abriga mais de 200 espécies diferentes de árvores e plantas. Assim como centenas de diferentes espécies de pássaros, que ali se reúnem durante todo o ano.
7) Piazza Santa Croce
A Piazza Santa Croce existe desde a época medieval, e tem o nome pela Basílica de Santa Croce. Esta igreja foi construída em 1294, e abriga os restos de pessoas famosas como Michelangelo, Galileo Galilei e Niccolo Machiavelli. É também conhecida por sua bela arquitetura renascentista. Além disso, a praça é cercada por edifícios históricos e cheia de lojas, cafés e restaurantes.
8) Villas dos Medici
Se você é fã de história então tem visitar as Vilas dos Medici. As vilas foram construídas por membros da poderosa família Medici no século XVI, e ainda hoje são impressionantes. As vilas foram construídas como retiros de campo e também eram lugares luxuosos para entretenimento. A primeira das vilas foi construída em 1444, mas não foi até 1574 que a maioria delas foi construída.
Algumas das vilas mais conhecidas são: Villa La Petraia, Palazzo Pitti, Villa Cafaggiolo, Villa de Careggi e Villa de Castello. Mas ainda existem várias outras vilas para conhecer.
9) San Miniato Al Monte
A San Miniato Al Monte é uma igreja no topo de uma colina em Florença, localizada na Piazzale Michelangelo. A igreja foi construída sobre os restos de um templo romano dedicado a Minerva. O nome vem do fato de ter sido originalmente dedicado a Santo Minias (que também era conhecido como “Miniato”).
10) Parco Di Pratolino
Localizado nos arredores da cidade, o Parco di Pratolino está a cerca de 20 minutos do centro da cidade. Dessa forma, este parque oferece algumas das vistas mais deslumbrantes da paisagem de Florença.
O parque em si é dividido em três áreas: “La Vita” (Vida), “La Natura” (Natureza), e “La Cultura” (Cultura). O terreno é absolutamente deslumbrante, com colinas onduladas e bosques de árvores que fazem você se sentir como se estivesse em outro mundo.
Confira alguns passeios de Free Walking Tour na Civitatis
11) Piazza del Mercato Nuovo
Localizada no coração do centro histórico de Florença e usada como mercado desde o século XIII. É um ótimo lugar para comer enquanto se explora o centro da cidade.
Na Piazza del Mercato Nuovo existem vários vendedores locais vendendo tudo. Desde produtos frescos até jóias artesanais e roupas – principalmente produtos de couro!
12) Piazza della Repubblica
A praça está localizada no coração da cidade, exatamente entre a Piazza del Duomo e a Piazza Signoria. Tem sido um lugar de encontro desde a Idade Média, mas foi redesenhada por Giuseppe Poggi em 1859 para sua forma atual. Continua sendo uma das mais belas praças de toda a Itália.
Existe vários cafés e restaurantes do lado externo dos edifícios, assim como fontes dentro da própria praça. Além disso, é aqui que fica o icônico carrossel. Ou seja, um lugar mágico e ótimo para tirar fotos.
13) Santa Maria Novella
Esta impressionante igreja existe desde 1246. Foi construída por uma ordem de frades dominicanos e dedicada à Santa Virgem Maria. O interior da igreja foi decorado com pinturas de alguns dos maiores artistas de toda a Europa, incluindo Botticelli e Ghirlandaio.
Além disso, existem também muitos afrescos em todo o edifício retratando cenas de histórias bíblicas. Assim como outras obras de arte religiosa retratando santos e anjos.
14) Igreja de Orsanmichele
A Igreja Orsanmichele em Florença possui uma arquitetura surpreendente. Mas é também o lar de algumas peças de arte incríveis. A peça de arte mais famosa da igreja é o Tabernáculo Gótico, que possui uma réplica da Madonna e Menino feito por Bernardo Daddi. Além disso, no andar superior da igreja fica o museu com um acervo histórico.
15) Basílica de Santa Trinita
A Basílica de Santa Trinita é uma das mais belas da cidade. É conhecida por sua arte e arquitetura renascentista, assim como por sua história. Ela foi projetada pelo arquiteto Arnolfo di Cambio e construída entre 1252 e 1270. Além disso, a basílica foi construída em homenagem ao São Francisco de Assis.
A igreja foi construída em estilo gótico com elementos românicos. Ela foi reconstruída várias vezes ao longo dos séculos, mas mantém seu exterior gótico original com uma torre românica.
Qual chip de celular usar na Itália?
Hoje em dia é importante comprar um chip de celular para as viagens internacionais. Já que assim você terá conexão de internet durante a viagem, poderá usar o mapa do celular, ver o seu itinerário, documentos de reservas, assim como usar o Google Tradutor se precisar. Portanto, comprar um chip de celular local pode tornar sua experiência de viagem muito mais fácil e agradável.
Eu recomendo comprar o eSim da Airalo para usar com maior praticidade na viagem. Através dos eSIMs da Airalo é possível baixar e instalar pacotes de dados digitais em mais de 200 países/regiões. Tenho utilizado este e tive uma ótima experiência, sendo assim recomendo a empresa.
Utilize o cupom: CIAODORA para ganhar 10% de desconto na compra do seu plano de eSIM pela Airalo.
- CONFIRA o post do blog completo com dicas e informações sobre a Airalo.
Você gostou desse post de dicas de passeios gratuitos em Florença?
Então confira os outros posts da Itália do Ciao Dora.
Salve este post no Pinterest!
ESTÁ PLANEJANDO UMA VIAGEM?
Confira os links a seguir para ajudar na sua viagem.
Faça a sua reserva para os seguintes serviços:
🆘 SEGURO VIAGEM: Real Seguro e Seguros Promo
🏢 HOSPEDAGEM: Booking, Holmy e HostelWorld
🎫 PASSEIOS/INGRESSOS: GetYourGuide e Civitatis
🚍 PASSAGENS DE ÔNIBUS/TREM/AVIÃO: FlixBus e OMIO
🚗 ALUGUEL DE CARROS: RentCars e RentalCars
💳 DINHEIRO – CARTÃO INTERNACIONAL: Wise
📱 CHIP DE CELULAR: AirAlo
PS: Sabia que se você fechar uma reserva com um dos links aqui do Ciao Dora você ajuda o blog? Para que assim possa criar ainda mais conteúdo para vocês.
No Comments