0 em Alemanha/ Europa

15 passeios gratuitos em Berlim

Berlim oferece aos visitantes várias atividades para aproveitar sem gastar um centavo. Desde visitar locais históricos até caminhar na natureza e desfrutar das artes. Então confira essas dicas de passeios gratuitos em Berlim.

A capital da Alemanha é uma grande cidade a ser visitada, com uma rica história e muitos ótimos lugares para se visitar. É uma cidade de contrastes. É antiga e nova, tradicional e moderna. Ou seja, com muitos resquícios de seu passado.


Faça o seu seguro de viagem pra viajar para a Europa!

Seguro Viagem Europa


Onde ficar em Berlim

Os melhores bairros e mais buscados pelos turistas são aqueles próximos dos pontos turísticos e do centro histórico da cidade. Mas além desses locais existem outras áreas na cidade que valem a pena serem exploradas. Alguns dos melhores bairros para ficar em Berlim são: Mitte, Friedrichshain, Kreuzberg e Prenzlauer Berg.

Hospedagens com boa avaliação: Hotel Indigo Berlin, Orania.Berlin e Garden Living – Boutique Hotel
Hospedagens de luxo: The Ritz-Carlton e SO/Berlin Das Stue
Hostel: Circus Hostel e St Christopher’s Berlin Mitte

CLIQUE AQUI e confira então uma lista completa com melhores bairros e hospedagens em Berlim.


O que fazer de graça em Berlim

1) Portão de Brandemburgo

foto: unsplash

A primeira coisa em seu itinerário deve ser visitar o icônico Portão de Brandenburgo. Ele foi construído em 1791 e já foi a entrada principal da cidade de Berlim antes de ser cercada por um muro. Agora, ele se apresenta como um dos monumentos mais famosos da Alemanha.

Esta estrutura icônica foi reconstruída duas vezes desde que foi construída em 1791. É uma bela peça de arquitetura que agora é um símbolo da unidade alemã. Se você está procurando por uma foto, este é o lugar para ir! É também onde eles realizam concertos e eventos – se você tiver sorte, você pode pegar um enquanto estiver lá.

2) Tiergarten

O Tiergarten, ou parque de animais, está localizado no coração de Berlim. É um dos maiores parques urbanos da Europa, e também abriga muitos tipos diferentes de animais. Além disso, o parque possui belas esculturas, lagoas e caminhos. Vá ao Tiergarten. Você pode passar um dia inteiro fazendo piquenique ou apenas caminhando por este parque.

Localizada no meio do Tiergarten está a Coluna da Vitória, também conhecida como Siegessäule. Este monumento comemora a vitória prussiana sobre a Dinamarca em 1864, embora mais tarde tenha sido usado também para lembrar as vitórias sobre a Áustria e a França, durante a unificação prussiana.

O Memorial da Guerra Soviética homenageia os 872 soldados do Exército Vermelho que morreram durante sua luta contra as forças nazistas pelo controle de Berlim no final da Guerra Mundial.

3) Checkpoint Charlie

foto: unsplash

O posto de controle “Checkpoint Charlie” é um local histórico que já foi um local importante para a travessia de Berlim Oriental para Berlim Ocidental durante a Guerra Fria. Desde então, tornou-se uma atração turística, com uma réplica de uma casa de guarda e soldados armados de guarda de pé. Os soldados são atores contratados pelo museu Haus am Checkpoint Charlie, que tiram fotos com os turistas por uma taxa.

O edifício que abrigou o Checkpoint Charlie foi preservado e agora é um museu dedicado a entender a liberdade e os direitos humanos em todo o mundo. Ele está repleto de informações sobre segurança de fronteiras em diferentes países ao longo da história e tem milhares de fotos documentando estes tempos.

4) East Side Gallery

foto: unsplash

Após a Segunda Guerra Mundial, Berlim foi dividida por um muro que corria diretamente pela cidade e separava a Alemanha Oriental e Ocidental. O East Side Gallery é uma das únicas partes restantes do muro, e foi convertida em uma galeria de arte e memorial. Você pode visitar 24 horas por dia, 7 dias por semana.

A galeria foi pintada por artistas de todo o mundo após a queda do muro de Berlim em 1989, e representa liberdade e paz agora que o leste e o oeste se reuniram. É um ótimo lugar para ir para alguns belos quadros e aprender mais sobre a história da Alemanha.



5) Memorial do Holocausto

foto: unsplash

Este memorial de 2.711 metros quadrados é composto de 2.711 blocos de concreto de diferentes alturas e tamanhos. É super simples, mas também muito comovente. Você pode caminhar entre os blocos de uma forma que o faça sentir como se estivesse sendo engolido por algo maior que você mesmo; é interessante e não lhe custará um centavo.

Mas lembre-se de ter respeito com o lugar e o que ele representa.

6) Mauerpark

O Mauerpark é um dos melhores lugares para se visitar em Berlim. Você pode facilmente passar um dia inteiro passeando pelo parque e fazendo um piquenique com os amigos. Quando você precisar de uma pausa do sol, você pode ir até a Kollwitzplatz, onde há alguns grandes cafés e bares do outro lado da rua do Mauerpark!

Além disso, aos domingos é também o local de um popular mercado de pulgas e de uma sessão semanal de karaokê. Você pode ficar só curtindo os shows dos outros ou até mesmo se arriscar e se apresentar.

7) Berlin Wall Memorial

Este memorial comemora a divisão de Berlim pelo Muro de Berlim de 1961 a 1989. Ele inclui uma combinação de uma exposição ao ar livre e um centro de documentação interna. O memorial se estende por 1,4 quilômetros de norte a sul, dentro de edifícios residenciais onde pessoas foram mortas durante tentativas de fuga sobre o muro. É super turístico e definitivamente vale a pena conferir.

8) Reichstag

foto: unsplash

O Reichstag foi construído em 1894 para abrigar o parlamento alemão, chamado de Deutscher Bundestag. Embora tenha sido danificado durante a Segunda Guerra Mundial e depois parcialmente destruído por fogo, ele foi renovado várias vezes. Atualmente abriga o parlamento alemão e está aberto para visitas desde 1999.

Uma cúpula de vidro em seu centro oferece vistas do centro de Berlim, onde os visitantes podem ver exposições sobre a história alemã dentro do edifício. A entrada é gratuita mas é necessário fazer reserva com antecedência (mesmo, tipo semana ou meses antes). Caso não consiga fazer a reserva, você pode ir na bilheteria tentar conseguir um ingresso, mas não é sempre que se consegue.

9) Entrada gratuita dos museus

No primeiro domingo de cada mês, os seguintes museus são gratuitos: Alte Nationalgalerie, Bode-Museum, Neue Nationalgalerie e Museum Berggruen. Se por acaso você estiver em Berlim no seu aniversário, você pode entrar no Museu Staatliche de graça.

O Alte Nationalgalerie (a Galeria Nacional Antiga) é gratuito todas as quintas-feiras das 18 às 22 horas, enquanto o Altes Museum (o Museu Antiga) é gratuito todos os domingos.

10) Free Walking Tour

Um Free Walking Tour é uma ótima maneira de ver uma nova cidade. Você descobre lugares que talvez não soubesse que existiam, e você pode experimentar isso com um grupo de pessoas que estão tão entusiasmadas com a cidade quanto você.

A maioria das excursões começa no Portão de Brandemburgo. Eles mostrarão marcos famosos, como o Checkpoint Charlie. Mas também mostrar locais mais incomuns, como uma árvore que foi pintada de vermelho após a Segunda Guerra Mundial para comemorar as pessoas que morreram no exército russo durante a guerra.


11) Strandbar Mitte

Strandbar Mitte está localizada perto do rio Spree, esta área em forma de praia oferece um retiro tranquilo da agitação da cidade e uma vista incrível da ponte Oberbaumbrücke.

Você pode desfrutar de alguns coquetéis refrescantes no bar ou saltar na pista de dança ao ar livre deles. A melhor parte? O Strandbar Mitte está aberto até as 2 da manhã durante os meses de verão.

12) Curtir a Ilha do Museu

foto: unsplash

O Rio Spree corre pelo centro de Berlim, e ao longo de suas margens fica a Ilha dos Museus, que tem cinco museus que exibem arte ao longo dos anos e ao redor do mundo. A ilha é faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO. 

Embora a entrada dos museus não seja gratuita, ainda é possível aproveitar o local. Já que é um ambiente super gostoso para caminhar e também para sentar e admirar tranquilamente o redor.

Ao redor da praça existem as seguintes atrações: Altes Museum, Neues Museum, Alte Nationalgalerie, Pergamon Museum, Museu Bode e a Catedral de Berlim.

13) Ver a vista do Klunkerkranich

foto: unsplash

O Klunkerkranich é um bar localizado no telhado do centro comercial Neukölln Arcaden. Está aberto de maio a setembro, e oferece música ao vivo, alguns bares diferentes com bebidas e comida, e uma grande variedade de eventos durante todo o verão. Também é completamente livre para subir. 

Mas o que faz esse bar ser tão visitado e amado é a vista que tem da cidade. Mesmo que não consuma nada, pode subir e admirar a vista. Sendo assim, aproveite para ver o pôr do sol deste lugar.

14) Curtir a Alexanderplatz

foto: unsplash

Esta enorme praça é um dos lugares mais famosos de Berlim. Aos domingos, a Alexanderplatz está agitada com vendedores ambulantes que vendem comida e artesanato artesanal e artistas participando de sessões de improviso. Você pode facilmente passar um dia inteiro aqui sem gastar um centavo.

Esta área está cheia de pontos turísticos interessantes, mas também é o lar de muitos edifícios importantes do governo. Isto inclui o Departamento Federal de Imprensa, o Ministério Federal de Finanças, a Agência Financeira Alemã, e outros.

É também o lar de vários centros comerciais: Galeria Kaufhof (que é a mais antiga loja de departamentos da Alemanha), Alexa, e Primark. Se você está procurando fazer algumas compras enquanto está aqui, há muitas opções! 

Além disso, tem vários opções de restaurantes de comida tradicional alemã para aproveitar próximo da praça.

15) Aproveite os lagos de Berlin

Berlim está repleta de belos parques e lagos, portanto, se você estiver procurando uma atividade que o ajudará a apreciar a beleza natural desta cidade, visite os famosos lagos de Berlim. 

O Schlachtensee é um lago popular e é perfeito para um passeio tranquilo, para ir nadar ou tomar sol.

O Lago Muggelsee fica fora do centro da cidade, então é preciso usar o transporte público para chegar lá. A vista do lago é deslumbrante. Mas não pare apenas na vista – vá nadar na água cristalina, deite-se em uma das praias de areia e tome sol, ou relaxe sob a sombra de uma das muitas árvores que se elevam na margem. 

O Lago Krumme é um dos lagos mais famosos de Berlim, e tem uma das mais belas áreas naturais ao redor da cidade. Você não só pode admirar a fauna e flora enquanto estiver lá, mas também pode aproveitar algumas das suas excelentes trilhas.

Se você estiver na cidade durante o verão, existe um festival que acontece no Lago Krumme todos os anos chamado Fete de la Musique. Este festival recebe músicos de toda a Europa e é absolutamente incrível!

O Tegeler See é um lago em Berlim bem próximo à cidade, por isso é muito acessível de ônibus ou trem. Existem várias atividades para fazer no local. Você pode trazer seu próprio caiaque ou alugar um em uma das muitas empresas do lago, ou até mesmo alugar uma prancha de remo stand-up.

Você também pode simplesmente nadar no lago se quiser. Além disso, existem várias opções de restaurantes e cafés próximos ao parque.


Precisa de seguro viagem para conhecer Berlim?

Para conhecer a Alemanha é obrigatório ter um seguro viagem, já que faz parte dos países do Tratado de Schengen. Um seguro viagem pode ajudá-lo em caso de emergências médicas, acidentes, perda de bagagem, cancelamentos de viagem e outros imprevistos que possam ocorrer durante a sua estadia na Alemanha.

Antes de comprar um seguro viagem, verifique a cobertura e os limites para garantir que ele atenda às suas necessidades e atividades planejadas.

Onde fechar o seguro viagem? O site que mais tenho usado ultimamente e tenho gostado muito é o Real Seguros. Acho o serviço ao cliente muito bom e encontro sempre os melhores preços.

CLIQUE AQUI e confira os seguro viagem para visitar a Alemanha

Qual chip de celular usar em Berlim e na Alemanha?

Atualmente recomendo comprar um chip de celular para viagens internacionais. Já que assim você terá conexão de internet durante a viagem, poderá usar o mapa do celular, ver o seu itinerário, documentos de reservas, assim como usar o Google Tradutor se precisar. Portanto, comprar um chip de celular local pode tornar sua experiência de viagem muito mais fácil e agradável.

Eu recomendo comprar o eSim da Airalo para usar com maior praticidade na viagem. Através dos eSIMs da Airalo, é possível baixar e instalar pacotes de dados digitais em mais de 200 países/regiões. Tenho utilizado este e tive uma ótima experiência.

Utilize o cupom: CIAODORA para ganhar 10% de desconto na compra do seu plano de eSIM pela Airalo.

  • CONFIRA o post do blog completo com dicas e informações sobre a Airalo.



Se você gostou deste post sobre passeios gratuitos em Berlim,
então veja os outros posts sobre a Alemanha no Ciao Dora!


Salve este post no Pinterest!


ESTÁ PLANEJANDO UMA VIAGEM?
Confira os links a seguir para ajudar na sua viagem.
Faça a sua reserva para os seguintes serviços:

🆘 SEGURO VIAGEM: Real Seguro e Seguros Promo
🏢 HOSPEDAGEM: Booking, Holmy e HostelWorld
🎫 PASSEIOS/INGRESSOS: GetYourGuide e Civitatis
🚍 PASSAGENS DE ÔNIBUS/TREM/AVIÃO: FlixBus e OMIO
🚗 ALUGUEL DE CARROS: RentCars e RentalCars
💳 DINHEIRO – CARTÃO INTERNACIONAL: Wise
📱 CHIP DE CELULAR: AirAlo

PS: Sabia que se você fechar uma reserva com um dos links aqui do Ciao Dora você ajuda o blog? Para que assim possa criar ainda mais conteúdo para vocês.

Para você ler também

No Comments

Leave a Reply