Está planejando uma viagem para a Argentina? Então confira essas dicas do que eu fiz na cidade para montar o seu roteiro de 6 dias em Buenos Aires.
Eu visitei Buenos Aires em dezembro de 2024 e fiquei 9 dias na capital argentina, conheci a cidade pela primeira vez e me apaixonei. Aproveitei alguns dias para não ter planos e só andar e me encantar pela cidade, mas em outros fiz todos os passeios turísticos de Buenos Aires. Então a seguir vou mostrar todos os passeios e o dia-a-dia detalhado dessa minha viagem.
Faça o seu seguro de viagem pra viajar para a Argentina
Se estiver planejando uma viagem internacional então é essencial fazer um seguro de viagem!
Onde ficar em Buenos Aires
Os melhores bairros e mais buscados pelos turistas são aqueles próximos dos pontos turísticos e do centro histórico da cidade. Mas além desses locais existem outras áreas na cidade que valem a pena serem exploradas. Alguns dos melhores bairros para ficar em Buenos Aires são: Palermo, Recoleta e Centro.
Hospedagens bem avaliadas: Dazzler by Wyndham Polo, Huinid Obelisco Hotel e Vain Boutique Hotel
Hospedagens de luxo: Four Seasons Hotel Buenos Aires, Alvear Palace Hotel e Alvear Icon Hotel
Hostels: Franca City Hostel, Viajero Hostels, Socialtel Palermo e Che Juan Hostel BA
CLIQUE AQUI e confira então uma lista completa com melhores bairros e hospedagens em Buenos Aires
Roteiro de 6 dias em Buenos Aires
Primeiro eu fiquei hospedada em um hostel (Franca City Hostel) no centro, na Avenida de Mayo. O hostel ficava do lado do Palacio Barolo e perto do Congresso. Eu achei ótimo, já que assim eu consegui fazer todos os passeios pela área central de Buenos Aires tudo a pé. Além de prático acho muito mais gostoso para conhecer melhor a região. E claro, uma ótima opção para economizar também.
Depois no resto da viagem fiquei no apartamento de uma amiga no bairro de Recoleta. O que também foi ótimo para fazer os passeios que ficam entre os bairros de Recoleta e Palermo. Também consegui fazer tudo a pé, conhecendo melhor cada canto de Buenos Aires.
DIA 1 – Obelisco, Teatro Colón, El Ateneo
No meu primeiro dia comecei indo até o Western Union para trocar o dinheiro, já que eles possuem a melhor taxa de câmbio. A diferença do câmbio oficial e câmbio paralelo já foi bem maior, hoje já não tem taaanta diferença mais, mas ainda vale mais a pena. Recomendo tirar então um pouco no Western Union quando estiver na Argetina. Eu tirei o equivalente a 1.000 reais, mas deixe também um pouco em cartão digital como Wise ou Nomad. Eu usei o Wise durante a viagem e funcionou tranquilamente em todo lugar, tinha visto gente falando que Wise não era bom na Argentina mas não achei isso.
- Clique aqui e faça sua conta na Wise
O Obelisco é um dos maiores símbolos da cidade de Buenos Aires e fica bem no centro da Avenida 9 de Julio, que já foi a avenida mais larga do mundo. Você provavelmente vai passar por ele por mais de uma vez durante a sua estadia na capital argentina.
Passei também pelo esplendoroso Teatro Colón, muito importante para a cultura da Argentina. Embora o teatro esteja na Avenida 9 de Julio, a entrada fica perto da Plaza Lavalle. Existe a opção de fazer a visita guiada pelo teatro que custa 22.000 pesos, existe opção em português. Quando fui ao teatro estava tendo teste de luz para o espetáculo de noite, então não poderia entrar na sala. Por isso acabei decidindo não fazer a tour, achei que não ia valer a pena.
Av. Santa Fé
Perto do Teatro fica a Avenida Santa Fé, uma das maiores e mais importantes de Buenos Aires. E nela fica uma das livrarias mais lindas do mundo: a livraria El Ateneo. O prédio em que se encontra a livraria já foi um teatro e decidiram manter a arquitetura original. É muito lindo por dentro e vale a pena visitar. Se quiser você pode pegar um livro e sentar para ler em um dos antigos camarotes.
Próximo da livraria aproveitei para conhecer a Le Panem, uma padaria saudável que possui várias unidades em Buenos Aires. Tinha muitas opções veganas lá, pude experimentar empanadas e medialunas veganas e estavam uma delícia! A medialuna de lá custa 500 pesos.
Um dos meus filmes favoritos é o “Medianeras”, um romance argentino que se passa em Buenos Aires. Então quis aproveitar e ver alguns lugares do filme. O local que os personagens moram é nessa mesma avenida. Mas outro lugar que falam no filme é a Plaza General San Martín. No filme a personagem conta a história da construção do Edificio Kavanagh.
A última atração turística que visitei nesse dia foi a Galerías Pacífico, um shopping que parece um museu ou uma obra de arte em si. O prédio foi projetado originalmente em 1889. O local já foi uma loja de departamento, museu, escritório de empresa de trem, e aparentemente o porão foi usado como centro de tortura na ditadura militar.
Achei que o shopping seria bem maior, com mais opções de lojas, mas a visita vale a pena pelas pinturas e a arquitetura do local. Como fui no final do ano, tinha uma árvore de natal muito bonita bem na escadaria famosa com os afrescos no teto.
DIA 2 – Walking Tour, Congresso, Casa Rosada
Uma atividade que sempre recomendo para todo mundo em qualquer viagem que for fazer: faça um free walking tour na cidade em que estiver. O que é um Free Walking Tour? São passeios guiados com algum guia local em alguma parte da cidade, sempre tem pelo centro histórico, que é gratuito. Mas é sempre aconselhado pagar uma gorjeta ao guia no final do passeio. Então não é tecnicamente gratuito, mas tem um valor bom e você vai aprender muito. O guia vai ensinar sobre a história da cidade, do país, dos locais em que passam e também dar informações e curiosidades locais.
Eu fiz o Free Walking Tour pela região do centro histórico de Buenos Aires, consegui fazer um tour que era em espanhol. O tour começou no Congresso e fomos caminhando pela Avenida de Mayo até a Casa Rosada. Foi incrível para aprender mais sobre a a construção de Buenos Aires, a arquitetura e toda a sua história.
Alguns dos lugares que passamos durante o passeio:
- Congreso Nacional
- Plaza del Congreso
- Palacio Barolo
- Teatro Avenida
- Avenida 9 de Julio
- Café Tortoni
- Museo Nacional del Cabildo de Buenos Aires y de la Revolución de Mayo
- Catedral Metropolitana de Buenos Aires
- Plaza de Mayo
- Casa Rosada
O site que eu procurei e reservei a tour foi: Free Walks Buenos Aires
Rooftop na Avenida de Mayo
No fim do dia aproveitei para conhecer o Dome Roof Top Bar, que fica no topo do hotel Tango de Mayo e ao lado do Palacio Barolo. O bom deste rooftop é que não tinha valor mínimo de consuma para poder ficar lá em cima. O local tem uma vista muito linda dos prédios antigos e históricos da Avenida de Mayo, mas o lugar não é muito alto. Só aconselho levar casaco já que venta bastante, mesmo em um dia bem quente de verão.
O bom também deste rooftop foi que tinha happy hour, oferecendo double drinks com bons preços. Tomei um double de gin tônica, ou seja dois copos de gin tônica, por apenas 9.300 pesos. Também aproveitei para jantar e tinha um trio de hambúrgueres veggies, aptos para veganos, que estava delicioso. Uma das coisas mais gostosas que já provei. O valor também achei bom, foi 9.000 pesos.
DIA 3 – Bate e volta para Tigre
Aconselho muito o passeio de bate e volta para Tigre caso você tenha alguns dias em Buenos Aires. Esta é uma cidade bem perto da capital, você consegue chegar lá de trem e que a viagem dura cerca de 1 hora. Ou seja, você consegue pegar o transporte público e conhecer uma cidade diferente e incrível.
Peguei o metrô até a estação de Retiro (linha C ou E), de lá você vai trocar para o trem Mitre com direção a Tigre. Se você estiver em outros bairros, como Palermo, você consegue pegar o trem direto sem precisar pegar o metrô. Quando você chega em Tigre, você já sai do trem direto perto dos rios e dos principais atrativos turísticos da cidade.
Passeio de Barco
Fiz o passeio de barco pelo delta do rio. O passeio é bem legal para ver as casas que ficam na beira do rio, bem relaxante. Assim que você chega na área da saída dos barcos existem alguns quiosques de tours diferentes que você pode escolher. A maioria oferece os mesmos passeios, então você escolhe o que estiver mais barato. Mas tinham alguns que ofereciam um passeio de barco diferente, alguns com paradas para almoço, ou outros que passavam por uma região diferente. Eu escolhi o que estava mais barato e foi 8.000 pesos argentinos e o passeio de barco durou 1 hora.
Assim que saímos do barco fomos andar ali por perto e fomos até o Puerto de Frutos. Eu imaginava ser algo bem menor e com uma vibe mais mercadão mesmo. Mas o Puerto de Frutos é uma feira a céu aberto com vários stands de artesanato. Existem alguns quioques de comida e opções de restaurantes fast food. Eu aproveitei e comi um Shawarma, tipo um kebab de falafel. Mas acho que se voltasse aproveitaria para sentar em algum restaurante do outro lado do rio, no Paseo Victorica.
Passeo Victorica
O passeio mais legal do dia foi caminhar pelo Paseo Victorica. A avenida que fica do outro lado do rio, contrária ao local de saída dos barcos. Pela Av. Victorica você passa por vários clubes de regatas que existem em Tigre, além disso você passa por diversos restaurantes. E aconselharia almoçar por lá, já que possui uma vista linda para o rio e as árvores. A vibe é incrível, é muito gostoso ficar sentado ao ar livre entre as árvores na orla do rio. Embora os restaurantes sejam mais caros, vale a pena.
Nesta avenida também ficou o Museu do Tigre, que possui um dos prédios mais lindos que já vi. Não deixe de conhecer o local quando estiver por lá. O museu abriga obras de artistas locais ou de artistas que se inspiraram por Tigre. O museu em si não é grande, mas vale a pena visitar. A entrada foi de apenas 1.900 pesos.
DIA 4 – La Boca, Caminito, San Telmo, Puerto Madero
Comecei este dia fazendo o passeio de free walking tour pelo bairro de La Boca, um dos principais e primeiros bairros da cidade de Buenos Aires. Neste bairro fica o famoso “Caminito” e o “La Bombonera”. O passeio com o guia local foi muito bom, aprendi tanto sobre a cidade de Buenos Aires e como ela surgiu, se construiu, se fortaleceu, e se tornou o que é hoje.
Muito do cenário artístico da cidade vem desta região, deste bairro que surgiu com os imigrantes que chegaram pelo porto e se instalaram no bairro La Boca. A riqueza da cidade só existe pelo trabalho de tantos que viviam por ali, e que também foram os principais criadores da cultura do país.
O Tango, que se tornou patrimônio e um dos maiores ícones da cultura argentina, foi criado no bairro. Além disso, o maior time de futebol do país surgiu ali e o estádio do Boca Juniors fica no bairro La Boca. E claro, é por conta do nome bairro que surgiu o nome do time de futebol. Ou seja, grande parte da cultura do país veio deste bairro.
Aproveitei para experimentar uma empanada vegana no restaurante “El Rinconcito”. Estava muito boa e custou 2.500 cada empanada. Se estiver procurando uma lembrancinha da viagem aproveite que existem bastante lojinhas ali pela região.
San Telmo
O bairro de La Boca e San Telmo fica bem perto, mas decidi pegar um uber ali perto do Caminito até o Mercado de San Telmo. Já que tinha escutado muito sobre o bairro não ser o mais seguro. Quando você sai dessa área mais turística ele fica realmente mais vazio, mas me senti super segura na região do Caminito.
Tive sorte que estava na região num domingo, quando tem a famosa feira de San Telmo. A feira é enorme, muito maior do que eu imaginava, com vários stands de artesanato mas principalmente de antiguidades. Dei uma volta por lá mas não fiquei olhando por muito tempo. E no Mercado mesmo acabei não comendo já que estava muito cheio.
Puerto Madero
Um passeio que amei fazer na viagem foi passear no fim da tarde pelo Puerto Madero. Saindo do bairro de San Telmo andei até a Universidad Católica Argentina, que fica do lado do rio. Ou seja, ou dois bairros estão pertinho e você pode aproveitar e visitar os dois no mesmo dia. Fiquei caminhando pela “orla” do rio até a Puente de la Mujer. O lugar é super tranquilo e muito gostoso de caminhar.
Ali na região tem bastante opção de bares e restaurantes que ficam bem de frente ao rio, uma vibe bem gostosa para um jantar. Mas claro que os restaurantes são mais caros nessa região.
A Ponte fica bem perto da Plaza de Mayo, da Casa Rosada e do Palacio Libertad. Aproveitei então para conhecer o Palacio Libertad (Centro Cultural Domingo Faustino Sarmiento), um centro com diversas exposições legais e entrada gratuita. Mas quando cheguei lá tinha uma fila para pegar ingresso e fiquei confusa, já que no site falava que a entrada era aberta. Só que depois descobri que este ingresso era para uma apresentação de orquestra sinfônica gratuita que ia acontecer naquela noite. Acabei pegando um ingresso sem saber direito o que estava acontecendo e vi uma apresentação incrível de Vivaldi e Prokófiev.
Aproveitando que já estava perto da Av. Corrientes fui até a Pizzería Güerrín, uma das mais antigas e famosas da cidade. Fiquei muito feliz que eles tinham opções veganas de pizza e fui experimentar. Pedi uma pizza individual de margherita com queijo vegano e foi 18.200 pesos. O que quando eu fui estava em torno de R$ 100 no câmbio blue. Ou seja, não está mais barato comer na Argentina. Mas a pizza estava uma delícia, achei que valeu a pena.
DIA 5 – Museu de Bellas Artes, Floralis
Este foi o meu primeiro dia conhecendo o bairro de Recoleta, fazendo os principais passeios do bairro. Comecei pelo Cemitério de Recoleta e Centro Cultural Recoleta. Acabei não entrando em nenhum, já que não senti necessidade de entrar no cemitério. Para entrar no cemitério o ingresso custa 16.100 pesos. Mas aproveitei para entrar na Basílica Nuestra Señora del Pilar que fica por ali também, é bem bonitinha por dentro.
Bem na frente do cemitério tem uma praça bem gostosinha. Isso que adorei em Buenos Aires, todo lugar tem praças e parques bem cuidados, ótimo para passear e sentar e ver a vista.
Me perdi um pouco pelo bairro, andando pela Av. Alvear que é bem bonita. Mas fui direto para o Museu de Bellas Artes. A entrada é gratuita e o museu tem bastante coisa em exposição. Tinha vários pintores e artistas famosos como: Rembrandt, El Greco, Goya, Modigliani, Degas e Monet. Mas também tem muitos artistas locais e obras sobre a história da Argentina.
Bem perto do museu fica a Faculdade de Direito que tem um prédio muito bonito. Entre o museu e a faculdade você vai passar por uma ponte bem legal e diferente, a Puente Dr. Alfredo Roque Vítolo.
Ao lado da faculdade fica a Plaza Naciones Unidas que fica a famosa Floralis Generica, uma escultura metálica em formato de flor. Feita pelo arquiteto Eduardo Catalano, a escultura possui um sistema elétrico que faz com que as pétalas se movimentem. Ela abre e fecha todo dia, junto com o movimento do sol, ficando fechada de noite e aberta de manhã. Quando visitei ela estava com uma das pétalas faltando e aparentemente está em reforma faz um tempo. Mas você consegue ver ela tranquilamente.
DIA 6 – Museu de Arte Decorativo, Rosedal e MALBA
Mais um dia pela região de Recoleta mas principalmente pelo bairro de Palermo. Foi um dia com muita caminhada por parques e praças.
Comecei visitando o Museo Nacional de Arte Decorativo, fica na Avenida del Libertador e a entrada é gratuita. O prédio do museu é uma casa antiga da família Errázuriz Alvear. O legal do museu é que você vai conhecer os cômodos da casa e podendo ver como era uma casa da época e os seus interiores. Claro, este é um exemplo de casa de uma família super rica e política da época, com itens que você encontra apenas em museus. A família era dona de peças de artes de grandes artistas europeus, assim como objetos do mundo todo. Achei o passeio muito interessante, fui com zero expectativas mas amei.
Depois aproveitei para caminhar e curtir a calmaria em praças como Plaza Alemania e Plaza Sicilia. Estava bem quente nesse dia, então cada descanso em um banco na praça foi ótimo.
O Paseo El Rosedal é um parque com jardins de rosas e possui 93 espécies de rosas diferentes. A entrada também é gratuita e é muito bonito. Achei bem legal que tem um lago e você pode fazer passeio de pedalinho. Os valores variam de 7.500 pesos por 30 minutos, até 29.000 pesos em um barco de 8 pessoas por 1 hora. Se estivesse com outra pessoa teria feito o passeio, mas sozinha ficaria meio caro e cansativo.
Próximo do Rosedal fica o Planetário Galileo Galilei. O edifício é super legal, bem diferente. Mas não consegui visitar já que estava fechado no dia em que fui. Para visitar a entrada é de 3.000 pesos.
Malba
O MALBA (Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires) é um dos mais conhecidos de Buenos Aires e deve estar no seu roteiro pela cidade. Neste museu está o icônico quadro “Abapuru” da ilustríssima artista brasileira, Tarsila do Amaral. Outros artistas que você encontra em exibição são: Frida Kahlo, Candido Portinari, Alejandro Xul Solar e Diego Rivera.
Eu achei o museu em si um pouco pequeno, são dois andares de exibições. Esperava que fosse ter mais obras, mas mesmo assim acho que vale muito a pena visitar, principalmente se você for amante das artes.
A entrada do museu é de 8.000 pesos, mas você pode visitar na quarta feira que o ingresso é a metade do valor. Ou seja, de quarta o ingresso é de 4.000 pesos.
DIA 7 – Bairro de Palermo
No meu último dia turistando por Buenos Aires aproveitei para caminhar com calma pelo bairro de Palermo. Comecei pelo Jardim Botânico que fiquei decepcionada, a cidade possui tantos parques e praças incríveis mas o Jardim Botânico achei um pouco abandonado. Um lugar que sinto que não precisa visitar quando estiver na cidade.
Fui visitar outra livraria bem famosa da cidade, a Libros del Pasaje. É uma pequena livraria em Palermo com uma cafeteria interna. O ambiente é realmente aconchegante e muito gostoso. Mas também outro lugar que não precisa estar no seu roteiro. É legal dar uma passada se estiver perto da sua hospedagem.
Andando pelo bairro de Palermo de dia é bem diferente do que de noite. Não tem muitas coisas abertas e não tem muitas pessoas andando pelas ruas. Por isso gostei de ter ficado no centro histórico no começo da viagem, já que assim estava perto de muitas atrações e tinha metrô bem perto. O bairro de Palermo achei que é mais legal de noite, para curtir os bares e restaurantes.
Dicas de passeios e atividades em Buenos Aires
1) Free Walking Tour
Como falei anteriormente, sempre indico a todos o passeio de free walking tour para qualquer cidade que for visitar.
O que são Free Walking Tour? São passeios guiados com algum guia local em alguma parte da cidade, sempre tem pelo centro histórico, que é gratuito. Mas é sempre aconselhado pagar uma gorjeta ao guia no final do passeio. Então não é tecnicamente gratuito, mas tem um valor bom e você vai aprender muito. O guia vai ensinar sobre a história da cidade, do país, dos locais em que passam e também dar informações e curiosidades locais. Ou seja, é a melhor maneira de aprender e descobrir mais sobre o país e local que você está viajando.
Em Buenos Aires você encontra algumas opções de free walking tours: Pelo centro histórico, pelo bairro La Boca, por Recoleta, por Puerto Madero e pelo bairro de San Telmo. Veja na sua agenda quantos e quais passeios você consegue aproveitar.
2) Orquestra gratuita no Palacio Libertad
Eu fui pega de surpresa quando estava visitando o Palacio Libertad e vi uma fila de pessoas pegando ingresso. Depois descobri que era para uma apresentação gratuito de ópera, quando vi estava dentro de um auditório vendo uma apresentação incrível. Eo melhor? sem precisar ter pago nada haha!
Mas aprendi que o Centro Cultural oferece sempre apresentações gratuitas. Você só precisa checar no site deles na área da agenda, veja o que está de apresentação no “Auditorio Nacional”. As vezes você precisa de inscrever para conseguir os ingressos, mas no dia tem o pessoal entregando os ingressos. Consegui assistir duas apresentações de orquestra lá sem precisar me inscrever com antecedência.
Então se você, assim como eu, é um amante das artes e da música, aproveite essa oportunidade. Passe o fim da tarde pela região e assista uma apresentação de orquestra gratuita.
3) La Bomba de Tiempo
Um rolê diferente e muito interessante para fazer em Buenos Aires que acontece toda segunda feira no mesmo local. La Bomba de Tiempo é um grupo musical, de percussão e bateria. Foi super legal, o lugar tem opções de bebidas, drinks e comidas. Fiquei feliz que também tinham opções veganas.
Entre no perfil no Instagram para confirmar a data do evento, caso não esteja aberto em alguma segunda-feira (feriados). Aproveite também para comprar o ingresso com antecedência, já que pode virar o lote ao longo dos dias e ficar mais caro.
- Instagram La Bomba de Tiempo: instagram.com/labombadetiempo
4) Museus com descontos
Buenos Aires possui muitos museus e atividades culturais gratuitas então aproveite! Alguns museus possuem entrada paga, mas sempre tem algum dia em que está mais barato. Confira então a seguir a lista de museus em Buenos Aires pra visitar, quais são gratuitos e quais possuem datas com ingresso mais barato.
- Museu de Bellas Artes: Gratuito
- Museu de Arte Decorativo: Gratuito
- MALBA: 8000 pesos. Metade do preço nas quartas, ou seja, 4000.
- Palacio Libertad: Gratuito
- Museu Histórico Nacional: Gratuito.
- Museo Larreta: 5000 pessoas. Gratuito nas quartas.
- Museu de Arte Moderno: 5000 pessoas. Gratuito nas quartas.
- Museo Nacional del Cabildo de Buenos Aires y de la Revolución de Mayo: Gratuito.
5) Bares Secretos
Uma tendência bem legal de Buenos Aires são os bares secretos, com decoração e temas diferentes. Aproveite para conhecer pelo menos um quando estiver na cidade. A maioria se encontra no bairro de Palermo.
Lista de bares secretos em Buenos Aires:
- Uptown – tema: como se fosse um metrô em New York.
- Florería Atlántico – tema: floricultura.
- Victoria Brown Bar – tema: fábrica de whiskey.
- The Hole Bar – tema: prisão Alcatraz dos EUA.
Produtos essenciais para sua viagem
Qual chip de celular usar na Argentina?
Hoje em dia é importante comprar um chip de celular para as viagens internacionais. Já que assim você terá conexão de internet durante a viagem, poderá usar o mapa do celular, ver o seu itinerário, documentos de reservas, assim como usar o Google Tradutor se precisar. Portanto, comprar um chip de celular local pode tornar sua experiência de viagem muito mais fácil e agradável.
Eu recomendo comprar o eSim da Airalo para usar com maior praticidade na viagem. Através dos eSIMs da Airalo, é possível baixar e instalar pacotes de dados digitais em mais de 200 países/regiões. Tenho utilizado este e tive uma ótima experiência.
Utilize o cupom: CIAODORA para ganhar 10% de desconto na compra do seu plano de eSIM pela Airalo.
- CONFIRA o post do blog completo com dicas e informações sobre a Airalo.
Você gostou desse post de dicas de passeios gratuitos em Buenos Aires?
Então confira os outros posts da Argentina do Ciao Dora
ESTÁ PLANEJANDO UMA VIAGEM?
Confira os links a seguir para ajudar na sua viagem.
Faça a sua reserva para os seguintes serviços:
🆘 SEGURO VIAGEM: Real Seguro e Seguros Promo
🏢 HOSPEDAGEM: Booking, Holmy e HostelWorld
🎫 PASSEIOS/INGRESSOS: GetYourGuide e Civitatis
🚍 PASSAGENS DE ÔNIBUS/TREM/AVIÃO: FlixBus e OMIO
🚗 ALUGUEL DE CARROS: RentCars e RentalCars
💳 DINHEIRO – CARTÃO INTERNACIONAL: Wise
📱 CHIP DE CELULAR: AirAlo
PS: Sabia que se você fechar uma reserva com um dos links aqui do Ciao Dora você ajuda o blog? Para que assim possa criar ainda mais conteúdo para vocês.
No Comments