O Jalapão é um parque estadual localizado no Tocantins que possui uma área de 34 mil km². Confira este Guia do Jalapão com dicas e informações para aproveitar o máximo a sua viagem.
CONFIRA O POST COM ROTEIRO DE LENÇÓIS MARANHENSES + CHAPADA DAS MESAS + JALAPÃO
Resumo do post:
✦ Quando visitar o Jalapão
A melhor época para visitar o Jalapão é no período de seca, entre os meses de maio e setembro. A partir de novembro começa a chover na região, podendo atrapalhar os passeios.
✦ Como chegar no Jalapão
A cidade mais próxima do Parque Estadual do Jalapão e das cidades que o cercam é Palmas. É possível ir de Palmas até o Jalapão de carro, pode optar em ir por conta própria ou fechar pacote com alguma agência.
Se você não tiver tanta experiência com trilhas e fazer viagens de carro para lugares assim, aconselho fechar com uma agência ou guia mesmo. As estradas para os atrativos do parque são bem complicadas, é preciso ter experiência para dirigir no local.
Além disso quase não pega sinal de celular no local, então pode ser fácil se perder ou caso tenha algum problema com o carro, é mais difícil solucionar o problema sem ter como ligar para ninguém pela falta de sinal de telefone.
✦ Onde ficar no Jalapão
A cidade da região que fica mais próximo de Palmas é Ponte Alta do Tocantins. Outras cidades da região que possuem passeios são Mateiros e São Félix do Tocantins. É possível encontrar hospedagem nas três cidades. Se for com guia a hospedagem já estará inclusa no pacote. Para escolher qual cidade ficar depende do roteiro que fizer, ou qual pousada lhe agradar mais. Já que todos os passeios são feitos de carro.
Quando fui fiquei na Pousada Monte Videl em Mateiros. O lugar era muito bom e os donos super atenciosos.
- Confira mais algumas opções de hospedagens no Jalapão:
✦ O que fazer no Jalapão
⊙ Fervedouros
O que muitas pessoas ficam com dúvida antes de visitar o Jalapão é por não saber o que são os fervedouros. Então, o que é um fervedouro?
Fervedouros são na verdade nascentes de água de rio, que por não ter espaço para vazão de água formam o que parece ser uma piscina natural. A pressão da água é muito forte e já que a areia é muito fina, a água começa a sair pelo chão. Como a pressão é forte é impossível afundar na região em que sai a água, o que torna a experiência de conhecer os fervedouros especial.
Fervedouro do Alecrim
O Fervedouro do Alecrim é grande, com bastante espaço. A cor da sua água é bem verde, enquanto outros fervedouros possuem um tom mais pro azul. Fica próximo da cidade de São Felix do Tocantins.
Fervedouro Bela Vista
Um dos maiores e mais bonitos fervedouros da região. O único que possui visitação noturna, porém só é acessível para quem estiver hospedado na pousada do Bela Vista.
Fervedouro dos Buritis
O fervedouro leva esse nome por ter árvores de Buriti ao seu redor. Não é o maior fervedouro mas é possível entrar mais gente neste do que nos menores. O limite é de 10 pessoas por vez e custa 15 reais a entrada.
Fervedouro do Buritizinho
Um dos fervedouros mais charmosos, diferenciado pelo seu formato. Não é uma piscina redonda como os outros. Neste fervedouro não se sente a pressão da água tão forte como os outros, mas é tão encantador quanto os outros. O mais impressionante é o tom de azul da água, não se encontra em nenhum outro lugar.
Fervedouro do Ceiça
O primeiro fervedouro encontrado e visitado da região. Cheio de bananeiras ao se redor e um caminho até chegar ao fervedouro que dessa forma dão um charme para o lugar.
Possui um limite de 10 pessoas ao mesmo tempo no fervedouro, caso tenha fila o limite é de 10 minutos por grupo. E a entrada é de R$20.
Fervedouro do Encontro das Águas
O Fervedouro do Encontro das Águas é o mais forte dos fervedouros do parque, já que é o que parece puxar mais forte. O espaço dele é bem pequeno, só é possível um grupo por vez. Mas dá para ficar esperando a sua vez no rio próximo do fervedouro.
Fervedouro do Rio Sono
O acesso para este fervedouro é bem tranquilo. No local possui um restaurante que muitos guias aproveitam para comer por lá mesmo. Por ser próximo ao restaurante a chance de ter mais gente esperando para entrar neste fervedouro é maior.
⊙ Cachoeira da Formiga
Uma das maiores atrações da região mesmo não sendo um fervedouro. A cor da água é de um verde esmeralda que é encantador. A água da cachoeira é gelada mas com o sol é possível aproveitar tranquilamente o lugar. Próximo à queda a correnteza é bem forte, para quem não sabe nadar tão bem o bom seria entrar pelo outro lado em que a água é mais tranquila. Durante alta temporada o local fica lotado, aconselho chegar na cachoeira cedo, antes do almoço, que terá menos gente. A entrada na cachoeira é de 20 reais.
⊙ Cachoeira da Velha
A maior queda do parque, é possível visitar a cachoeira da Velha mas não é possível ficar nadando embaixo dela. A cachoeira é famosa pelo rafting, se quiser fazer rafting na cachoeira é necessário contatar os grupos que fazer o passeio anteriormente. Não fica um grupo no local esperando turistas para realizar o rafting.
⊙ Rio do Sono
Próximo à Cachoeira da Velha, é possível entrar no rio e ficar sentado na beira do rio tomando sol. É preciso tomar cuidado quando estiver neste rio, não pode ir muito fundo já que a correnteza é forte. Geralmente os guias de grupos fazem uma parada para almoço no local, levando vários lanches e frutas.
⊙ Pedra Furada
Um dos maiores pontos turísticos da região, para chegar no local é possível ir de carro, com lugar para estacionar perto. A subida da Pedra Furada é pequena e tranquila. O melhor é ver o pôr do sol na Pedra Furada, com uma vista incrível, mas é possível que fique com bastante gente no local neste horário.
⊙ Dunas do Jalapão
O local das Dunas parece totalmente diferente dos outros passeios, sua vegetação é diferente. A cor da areia é totalmente diferente de outros dunas que possa conhecer, como dos Lençóis Maranhenses ou Jericoacoara. O melhor é visitar o local no final da tarde e ver o pôr do sol do alto das dunas.
⊙ Encontro das Águas
O Encontro das Águas é o encontro do Rio do sono com o Rio Formiga, ele fica próximo ao Fervedouro Encontro das Águas. Enquanto estiver esperando para entrar no fervedouro aproveite para entrar no encontro dos rios. O Rio do Sono é mais amarelado e gelado enquanto o Rio Formiga é mais verde e um pouco mais quentinho. A experiência é muito legal.
✦ Meu Roteiro de 5 dias no Jalapão
Dia 1 | Palmas – Fervedouro Bela Vista
Fui de Carolina na Chapada das Mesas para Palmas de ônibus, pegamos o ônibus noturno e chegamos em torno de 6:30 da manhã em Palmas. Encontramos com o nosso guia para o Jalapão (@jalabobturismo – aconselho muito fechar pacote com ele caso for visitar o Jalapão.
O primeiro lugar que paramos para conhecer no Parque do Jalapão foi o Fervedouro da Bela Vista, quando chegamos estava vazio e pudemos aproveitar o fervedouro tranquilamente. Aproveitamos e almoçamos no restaurante que fica no mesmo lugar do fervedouro Bela Vista.
Depois fomos até o Fervedouro do Alecrim que também tivemos sorte por não ter muitas pessoas em fila para entrar. O lugar era bem tranquilo, conseguimos ver tucanos e outros pássaros que passavam e paravam por lá.
No caminho até a pousada paramos para entrar no Rio Soninho e paramos o carro na estrada para ver o pôr do sol.
Dia 2 | Fervedouro Buritizinho e Encontro das Águas
O primeiro passeio do dia foi o Fervedouro do Buritizinho, já que chegamos cedo no local não tinha nenhum outro grupo no local. A cor desta água é encantadora, um azul totalmente diferente. No caminho para chegar no fervedouro é possível entrar no rio que passa por ali.
Posteriormente fomos até o Encontro das Águas. Este fervedouro é bem pequeno, o tom fica até bege por ser raso, mas é o fervedouro mais forte. Por ser pequeno o número de pessoas também é menor, então provavelmente não poderá ficar muito tempo pois terá outros grupos esperando.
Próximo ao fervedouro fica o encontro do Rio do Sono e Rio Formiga, a diferença das águas tornam o lugar especial. Só lembrar que neste lugar tem muito mosquitinho, então sempre lembre de levar repelente.
O caminhos entre os pontos turísticos são incríveis, aproveite para ficar sempre de olho na janela pois verá paisagens lindas.
O último passeio do dia foi conhecer as Dunas do Jalapão. A vegetação do lugar é totalmente diferente e por isso torna o lugar especial. Ver o pôr do sol do topo das dunas foi maravilhoso.
Dia 3 | Cachoeira da Formiga e Fervedouro do Ceiça
Chegamos antes do horário do almoço na cachoeira da Formiga para conseguir aproveitar o lugar sem muitas pessoas. A cor da água desta cachoeira é incrível, embora seja fria. Se chegar cedo aproveite para já tirar fotos no lugar já que depois o lugar ficará mais cheio.
Posteriormente fomos até o Fervedouro do Ceiça, a entrada do fervedouro é encantadora, cheio de árvores ao redor que trazem um charme ao local.
O último fervedouro do dia foi o do Buritis, tivemos sorte por não ter grupos esperando para entrar e ficamos cerca de duas horas no fervedouro. O tempo passou voando enquanto estávamos lá. Por isso sempre bom fugir de datas de férias e feriados, já que terá menos pessoas visitando o lugar e é possível aproveitar mais.
Dia 4 | Cachoeira da Velha e Rio Sono
No último dia fomos visitar a Cachoeira da Velha, durante o caminho conseguimos ver alguns animais diferentes, como uma Ema. Sempre fique de olho no caminho pela região pois nunca se sabe qual animal poderá avistar.
Infelizmente não conseguimos fazer o passeio de rafting pois não tinha ninguém no local quando chegamos lá.
Fomos então até o Rio Sono, aproveitamos para descansar um pouco na beira do rio. Tem que tomar bastante cuidado quando entrar neste rio para não ser levando pela correnteza.
O último passeio do dia e do Parque do Jalapão foi a Pedra Furada. No lugar tinha bastante gente, então se quiser uma foto pode demorar um pouco. Como estava com bastante gente fomos ver o pôr do sol da estrada. Paramos o carro em um lugar e ficamos na parte de cima do carro para ver o pôr do sol.
Dia 5 | Palmas
No quinto e último dia da viagem aproveitamos para conhecer um pouco da cidade de Palmas. Fomos até uma das praias já que era próxima ao hostel em que ficamos. Vimos o pôr do sol pelo Rio Tocantins, foi muito bonito. Sendo assim, recomendo conhecer um pouco de Palmas e principalmente ver o por do sol pelo rio.
✦ Vídeo
Salve este post no Pinterest!
PARA SUA VIAGEM
ESTÁ PLANEJANDO UMA VIAGEM?
Confira os links a seguir para ajudar na sua viagem.
Faça a sua reserva para os seguintes serviços:
🆘 SEGURO VIAGEM: Real Seguro e Seguros Promo
🏢 HOSPEDAGEM: Booking, Holmy e HostelWorld
🎫 PASSEIOS/INGRESSOS: GetYourGuide e Civitatis
🚍 PASSAGENS DE ÔNIBUS/TREM/AVIÃO: FlixBus e OMIO
🚗 ALUGUEL DE CARROS: RentCars e RentalCars
💳 DINHEIRO – CARTÃO INTERNACIONAL: Wise
📱 CHIP DE CELULAR: AirAlo
PS: Sabia que se você fechar uma reserva com um dos links aqui do Ciao Dora você ajuda o blog? Para que assim possa criar ainda mais conteúdo para vocês.
11 Comments
Hebe
11 de julho de 2019 at 20:41Eu amei seu post. Quero muito ir a esse paraíso. Vou pegar todas suas dicas
Juliana
11 de julho de 2019 at 20:56O Jalapão é um sonho! Estive lá no começo do ano e até agora estou tentando digerir o que é aquele lugar. Muito mágico, muito lindo. Arrasou nas dicas.
LUCIO FABIO DA COSTA JUNIOR
12 de julho de 2019 at 06:16Amei as informações e dicas. Quanta beleza em um só lugar, né? Impossível não precisar visitar depois de ler seu post.
Sil Mendes
12 de julho de 2019 at 12:42Adorei encontrar esse post pois estou planejando ir em breve no Jalapão e o post está super completo. Vou anotar todas as dicas.
ciao.dora
12 de julho de 2019 at 13:42Espero que as dicas te ajudem para a sua viagem!!
Maiara
13 de julho de 2019 at 10:08Adoro seus posts completinhos com dicas pro roteiro completo! Jalapão nunca sai da lista e espero conhecer em breve
ciao.dora
13 de julho de 2019 at 13:02Muito obrigada!!
Camila
13 de julho de 2019 at 10:13Passou da hora de eu marcar uma viagem pra esse paraíso! Lugar perfeeeeito! Esse é nosso Brasil! Somos abençoados!
Vanessa
13 de julho de 2019 at 14:41Perfeito! Tô querendo muito conhecer o Jalapão e vou utilizar seu roteiro. 🙂
Carol
14 de julho de 2019 at 11:00Meu sonho é conhecer o Tocantins e seu post foi ótimo. Vou me programar para maio do ano que vem. Muito obrigada pelas dicas!
Fabiana Garbelotto
15 de julho de 2019 at 19:37Esse lugar é simplesmente demais, né? Ameiiii conhecer e agora relembrar com todas essas dicas. =)
O post ficou demais!